Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

consumidor Sobre as Pragas Urbanas

O que são ?

Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana.

Estes se encaixam na lista de animais sinantrópicos, expressão utilizada para designar animais que habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste.

As pragas urbanas têm por características biológicas o alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. Por isso, o ambiente urbano torna-se o principal habitat para essas espécies, pois oferece condições como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios.

Com isso, o seu extermínio é bastante dificultado. A maioria dessas espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se prolifera durante o verão.

Encontre uma Empresa Controladora de Pragas (Dedetizadora)

Faça a busca abaixo e encontre
empresas de controle de pragas
(dedetização) da sua região.

Dicas para contratar uma Dedetizadora

O biólogo da APRAG, Sérgio
Bocalini
, está à disposição
para respondê-las.

Envie sua Pergunta

Principais Espécies

Formiga

Informações sobre a espécie

Existem 2.000 espécies de formigas no Brasil, no entanto cerca de 30 são consideradas pragas. Aquelas formiguinhas que observamos na cozinha e nos quintais são aproximadamente 20% a 30% das formigas do formigueiro; o restante não sai do ninho e por isso nunca é visto por nós. Causam muitos problemas quando infestam casas ou apartamentos, atacando alimentos, provocando danos às estruturas, espalhando microorganismos transmissores de doenças, infestando e contaminando residências, hospitais, clínicas e laboratórios, hotéis, restaurantes etc.

Quando pensamos em formigas, lembramos de organização e trabalho em equipe. O formigueiro é composto por uma ou mais rainhas, operárias e reprodutores. A única forma de acabar com um formigueiro é eliminando a rainha. Sua alimentação é variada, podendo ser baseada em carboidratos, açúcares e proteínas; que podem ser encontrados em diversos ambientes.

Se reproduzem e se espalham com alta eficiência, deixando um número grande de descendentes, o que muitas vezes justifica grandes infestações, contribuindo de forma intensa para processos de disseminação de patógenos e contaminação de ambientes, utensílios e alimentos.

No Brasil, as principais espécies de formigas urbanas são:
» Camponotus spp (formiga carpinteira)
» Tapinoma melanocephalum (formiga fantasma)
» Solenopsis sp (formiga lavapés)
» Atta sp. (formiga saúva)
» Paratrechina longicornis (formiga louca)
» Monomorium pharaonis (formiga do faraó)
» Crematogaster spp (formiga acrobática)
» Pheidole spp (formiga cabeçuda)

Eliminar uma rainha não é uma tarefa fácil e quando matamos formigas sem um planejamento adequado, a rainha passa a colocar mais ovos aumentando o tamanho da colônia, criando novas formigas e causando ainda mais problemas.

Locais onde comumente encontramos formigas:

» Embaixo de pedras em jardins
» Frestas de Azulejos em Banheiros;
» Áreas externas com materiais e equipamentos acumulados;
» Locais onde se acumulam gordura ou comida;
» Em baixo ou em azulejos próximos de pias.

Medidas para prevenir o aparecimento de formigas:

» Elimine oferta de Alimentos;
» Elimine Abrigos;
» Recolha restos de alimentos e qualquer outro tipo de lixo em recipientes adequados com tampa;
» Vedar frestas de pisos e azulejos, e de outros locais que ofereçam condições de abrigo para as formigas;
» Não acumular madeira e entulhos em locais úmidos;
» Excluir a pratica de fazer pequenos lanches na mesa de trabalho, protegendo os teclados dos computadores das migalhas de pão, biscoitos, etc;

Medidas para o controle de formigas:

Se a companhia destes insetos tem sido constante, existem alguns produtos de venda livre que com o devido cuidado podem ajudar; porém se o controle não acontecer e a quantidade parece aumentar, saiba que eliminar uma rainha não é uma tarefa fácil e quando matamos formigas de um formigueiro sem um planejamento adequado, podemos provocar um processo de fragmentação da colônia, o que pode levar à formação de novos formigueiros no ambiente, ocasionando em um problema maior que o inicial. Neste caso, entre em contato com uma empresa especializada.