Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Aparecimento de escorpiões no verão preocupa moradores de Sorocaba



Aparecimento de escorpiões no verão preocupa moradores de Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM

Aparecimento de escorpiões no verão preocupa moradores de Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM


 




 


Com a alta temperatura dos últimos dias, os moradores de Sorocaba (SP) estão preocupados com o aparecimento de escorpiões dentro de casa.





O escorpião se alimenta de insetos, como baratas, e geralmente busca um local seco e escuro para se abrigar. Madeira e entulho acumulados, mato alto e lixo são as principais opções.




Para evitar que eles procriem é importante ter cuidado e manter o local limpo. Depois de ter encontrado oito escorpiões em casa, o agricultor Abel Esdras Rocha comprou galinhas e as soltou no quintal.




"Tinha dois [escorpiões] na minha toalha. Quando fui enxugar as costas, graças a Deus, caíram no chão primeiro. Aí eu matei", diz.




A manicure Maria Clara Nigro também tomou uma atitude para evitar os animais peçonhentos: decidiu colocar rodinhos nos portões.




"A primeira vez apareceu no quarto do meu filho, depois apareceu na garagem, que minha gata pegou. A gente faz o que pode, o que tem que ser feito mesmo é a limpeza", conta.




No bairro Wanel Ville, a equipe da TV TEM flagrou uma lixeira na rua com a tampa aberta e o lixo jogado à beira da mata. Os moradores reclamam do descaso da prefeitura em fazer a limpeza da área verde, do mato das calçadas e do canteiro das torres de distribuição de energia.


 



 


"Minha filha foi tomar banho e, na hora que pegou a toalha do box, caiu o escorpião. Embaixo do tapete, no quintal várias vezes, embaixo da casinha dos cachorros. Direto aparece", afirma a moradora Raquel Ant








 

 0/04:06



 





 

Aparecimento de escorpiões no verão preocupa moradores de Sorocaba


Aparecimento de escorpiões no verão preocupa moradores de Sorocaba





A atenção foi redobrada depois que o segurança Itamar André da Silva achou escorpiões na garagem. Com duas crianças em casa, a preocupação é ainda maior. Ele guardou um dos bichos em um pote e tenta manter tudo limpo.




"Para pôr roupa, tomar banho, toalha...estamos olhando tudo. Até os brinquedos estamos tomando cuidado", diz.




Moradores do Jardim Brasilândia também enviaram imagens de animais coletados no bairro. Eles estão invadindo prédios e casas.




No ano passado, Sorocaba registrou 137 acidentes com escorpiões. Foram 932 reclamações de aparecimento desses animais peçonhentos, mas ninguém morreu com a picada.




Só no começo deste ano já foram 55 denúncias. Calor e chuva fazem com que o bicho fique desabrigado e comece a procurar alimentos e um novo local para viver e se reproduzir. Cada escorpião pode gerar até 25 filhotes.




O escorpião não morre com veneno ou inseticida. Por isso, o recomendado é usar sempre um objeto para matar ou conter o animal, mas nunca pegá-lo na mão.


 


No caso da pessoa ser picada por escorpião, é preciso lavar a área com água e sabão e ir imediatamente a uma unidade de saúde ou de pronto atendimento. O médico irá definir qual será a conduta de tratamento. Se for a indicação de soro antiescorpiônico, é feito encaminhamento ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).



 


Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que a área no Jardim Brasilândia é particular e o dono vai ser intimado para fazer a limpeza. Já em relação ao bairro Wanel Ville, a área é de responsabilidade da CPFL.




A concessionária, por sua vez, disse que possui um plano de manutenção para limpeza e podas preventivas. A manutenção no espaço citado está prevista para esta semana.






 

Moradores encontram escorpiões dentro das casas em Sorocaba  — Foto: Reprodução/TV TEM

Moradores encontram escorpiões dentro das casas em Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM


 


FONTE: G1




VEJA A APRAG NA MÍDIA

FATO ou FAKE #Escorpiões

Mais de 90 mil pessoas foram picadas por escorpião no Br...

Novas técnicas para combater o Aedes aegypti

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com J...

Voltar para a ediçãoAlimentar pombos nas ruas pode gerar...

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS