Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Aumento das Infestações de Escorpiões

Por Sérgio Bocalini, 19 de dezembro de 2018.


 


 


 



 


 


O ano de 2018 foi marcado por um crescimento constante das infestações de escorpiões em áreas urbanas de diversos municípios do nosso país, tendo como consequência o aumento do número de acidentes  e muito deles evoluindo para óbito, principalmente em crianças e idosos.


A preocupação com o aumento destas infestações tem levado a mídia e algumas pessoas, no intuito de contribuir para minimizar os riscos de acidentes, a publicarem informações errôneas e equivocadas que não condizem com a realidade. No intuito de prestar esclarecimento a população de forma geral, queremos elucidar os seguintes itens:


- Não existe veneno para o controle de escorpiões? Desde a publicação do Manual de controle de escorpiões, feita pelo Ministério da Saúde em 2009, já haviam produtos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA / MS para o controle de escorpiões e destinados a entidades especializadas (Empresas Controladoras de Pragas Urbanas)


- O serviço de dedetização não funciona? O trabalho de controle de escorpiões exige conhecimentos específicos a respeito do animal, como sua biologia e comportamento, bem como o entendimento a respeito dos produtos mais adequados. Portanto para garantir a efetividade no controle de escorpiões a escolha de uma boa empresa é fundamental.


 


Recomendações básicas como manter os espaços e residências limpos e bem organizados, sem acumulo de lixo e entulho são medidas preventivas importantes no controle do escorpião. 


O controle de insetos, principalmente a barata de esgoto, também deve ser priorizado, desta maneira diminuindo a quantidade de alimento a disposição no ambiente.


A APRAG está a disposição para auxiliar na escolha de uma boa empresa para o controle de escorpião e outros vetores e Pragas Urbanas.


 


 

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS