Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Bairro onde recém-nascida foi picada sete vezes e sobreviveu é foco de escorpiões: 'Apareceu no rosto de meu esposo'


Moradores do bairro Campinhos, na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, sofrem com a presença de escorpiões dentro das casas e em terrenos abertos. O local é o mesmo em que uma bebê recém-nascida foi picada sete vezes por um escorpião-amarelo e sobreviveu. A pediatra que atendeu Maria Sofia Silva Ferreira no hospital achou o animal, ainda vivo, preso ao cordão umbilical da paciente.





Um morador do mesmo bairro que a pequena Maria Sofia contou que viu um animal dentro da garagem da casa dele e o matou antes que a filha de três anos fosse picada.




 


"A minha esposa estava lavando a área, quando encontrou um escorpião. Ela me chamou e a gente matou. Tomamos nossas medidas aqui em casa", disse.

 




Outra moradora do bairro, identificada como Bluma, diz que já matou 31 escorpiões dentro de casa desde o início do ano. A filha dela já foi picada, e levada para uma unidade de saúde do município. O marido dela, por pouco, não passou pela mesma situação.




 


"Apareceu no rosto de meu esposo na madrugada. Ele achou que era uma barata, jogou no chão e quando a gente ligou a luz do quarto e foi ver, era um escorpião, um escorpião grande", contou.

 






 

A presença do escorpião-amarelo é comum no bairro de Campinhos, em Vitória da Conquista — Foto: Arquivo Pessoal

A presença do escorpião-amarelo é comum no bairro de Campinhos, em Vitória da Conquista — Foto: Arquivo Pessoal


 




 


O bairro Campinhos tem muitos terrenos abertos, o que tem preocupado moradores por causa do aparecimento de escorpiões. Após colocar fogo nas plantações, moradores encontraram mais de 15 animais escondidos sob pedras e entulhos.




Os moradores do bairro esperam que a Prefeitura de Vitória da Conquista faça mais uma limpeza no terreno. A última foi feita no mês de agosto.




 


"É o pessoal ter a consciência para não jogar mais entulho novamente porque se eles continuarem jogando, vai continuar juntando os escorpiões. Se continuar limpo, é mais difícil de aparecerem", disse o segurança Juarez Tavares, morador do local.

 




Uma galeria também preocupa a população do bairro. A saída de esgoto que passa por toda a localidade de Campinhos acumula baratas, animal que faz parte da cadeia alimentar dos escorpiões.





 




 

Galeria que liga o bairro pode motivar a aparição de escorpiões — Foto: Divulgação/TV Sudoeste



Galeria que liga o bairro pode motivar a aparição de escorpiões — Foto: Divulgação/TV Sudoeste





 



Caso



 




No dia 6 de setembro, Maria Sofia Silva Ferreira, de apenas 3 dias de vida, foi atacada por um escorpião. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a criança foi levada para um posto de saúde por familiares após apresentar aumento da frequência cardíaca, excesso de saliva e recusa alimentar.




Na unidade médica, Maria Sofia passou por uma triagem. Após ser atendida, ela foi encaminhada para o Hospital Municipal Esaú Matos. Ao examinar novamente a bebê, os médicos encontraram o animal. O escorpião estava preso no cordão umbilical da criança, escondido dentro da fralda.


 



 


De acordo com o laudo médico da unidade de saúde onde a menina foi atendida pela segunda vez, foram aplicadas seis ampolas do soro antiescorpiônico na criança. Após passar três dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a menina teve alta, em 9 de setembro.




A família de Maria Sofia recebeu a ajuda de um morador da cidade, que se comoveu com o caso e doou seis meses de aluguel. Com isso a família mudou de casa.








 

Bebê ficou três dias internada — Foto: Arquivo Pessoal

Bebê ficou três dias internada — Foto: Arquivo Pessoal


 


FONTE: G!




VEJA A APRAG NA MÍDIA

Novas técnicas para combater o Aedes aegypti

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com J...

Voltar para a ediçãoAlimentar pombos nas ruas pode gerar...

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com ...

Especialista dá dicas do que fazer para espantar os inse...

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Primobolan Depot For Sale Hygetropin 10iu Dosage Jintropin Kigtropin Vs Somatropin Turinabol For Sale Testosterone Propionate Cycle Anavar for sale Igtropin 100mcg Price Android Pills Stanazol Suspension Side Effect Buy HCG 5000 iu Vials Anadrol Oxymetholone Buy Ansomone Growth Hormone Anadrol For Sale Testosterone Enanthate 250mg Testosterone Cypionate For Sale Deca Durabolin Side Effects Stanozolol Suspension Injection 20ml Winstrol for Sale trenbolone acetate