Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Biólogo publica foto incrível de cupinzeiro e instiga curiosidade

O professor Richard Dawkins publicou uma imagem de uma estrutura espetacular, construída com “nenhum arquiteto” e “sem nenhum modelo prévio”.


Os cupins usam a estrutura intrincada – que se assemelha à Sagrada Família feita por Gaudí em Barcelona – como unidade de ar condicionado para a casa subterrânea das criaturas.


A questão de quem construiu o cupinzeiro surgiu depois que o professor Dawkins twittou uma imagem com a legenda: “Esta magnífica catedral, fotografada por Fiona Stewart, em Queensland, foi construída por cupins.”


“Por favor, alguém conhece o gênero / espécie?”


cupinzeiro


Cupinzeiro fotografado na Austrália.


 


Matt Shardlow, CEO da Bugs Life, de Peterborough, esclareceu a questão no programa BBC Radio 4’s Today nesta manhã.


Falando no programa Today, Shardlow disse: “O que achamos que aconteceu aqui é algo bastante incomum. A cor deste cupizeiro é bastante cinza, o que é muito típico de cupins magnéticos que vivem no norte da Austrália, onde esta foi fotografada.”


“Eles constroem suas grandes casas ao longo de uma linha norte-sul, alinhados com os pólos magnéticos. O que parece ter acontecido com esta colônia em particular foi danificado em algum momento, e essas torres altas são os esforços dos cupins para reconstruir e recuperar a altura dentro de sua colônia o mais rápido possível”.


 


catedral de Barcelona


 


Os cupinzeiros semelhantes a catedral são construídos por duas espécies de cupins, “cupins magnéticos”, Amitermes meridionalis e “termitas da catedral”, Nasutitermes triodiae.


As estruturas são feitas a partir de uma mistura de fezes, lama e madeira, que forma uma substância sólida e resistente.


Os cupins vivem no subsolo, o que requer um suprimento de oxigênio, e os montes funcionam como um sistema de ar condicionado, canalizando o ar até a colônia abaixo.


Isso também alimenta as fazendas de fungos que as criaturas nutrem para os nutrientes.


 


FONTE: Daily Mail


 


 

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS