Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Casos de dengue no DF aumentam 220% em um ano


Servidor da Secretaria de Saúde do Distrito Federal durante ação de combate ao mosquito transmissor da dengue — Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília


O Distrito Federal teve um aumento de mais de 220% nos casos prováveis de dengue neste ano em comparação com 2018, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (27). Foram 1.142registros até o dia 16 de fevereiro, contra 355 no mesmo período do ano passado.





De acordo com o documento, houve uma explosão no número de casos na região central – que abriga Asa Norte, Asa Sul, Cruzeiro, Lago Norte, Lago Sul, Sudoeste, Octogonal e Varjão. Juntas, as ocorrências dessas oito regiões do DF saltaram de 19 casos no ano passado para 64 em 2019.




O boletim diz que o desenvolvimento "acelerado" da doença no DF "persiste e a situação epidemiológica continua preocupante". A pasta aponta que o cenário atual é atípico porque em anos anteriores o aumento dos registros ocorreu no final do verão e início do outono – entre março e junho.




 



Mortes



 




O levantamento da secretaria mostrou ainda que, somente no início deste ano, a capital já contabilizou três mortes – dois moradores do DF e uma pessoa que vivia em outro estado, mas recebeu atendimento nas unidades de saúde de Brasília.




 



Índice de casos suspeitos



 




Além do número de casos prováveis, a pasta também calcula o índice de casos suspeitos para cada 100 mil habitantes. Nessa conta, a cidade com maior proporção no DF é São Sebastião.




Na região, foram 250 ocorrências para cada 100 mil pessoas – uma das três mortes por dengue ocorreu em São Sebastião.




Na tarde desta quarta-feira, em menos de uma hora, agentes da Vigilância Ambiental encontraram muitas larvas do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, da zika e da chikungunya – em casas da região.




À reportagem, o chefe do núcleo de vigilância ambiental de São Sebastião, Milton Coutinho, disse que a população precisa ajudar a combater o mosquito.



 


 


"A gente pede à população que nos ajude a combater a dengue. Se a gente não lutar, não trabalhar, isso daqui vai virar não só um surto, mas uma epidemia."

 






 

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue — Foto: Reprodução/TV Morena

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue — Foto: Reprodução/TV Morena





 



Índice de infestação



 




O índice de infestação, ou seja, o número de casas visitadas pelos agentes que tinham criadouros de mosquitos caiu de 2,05% em fevereiro do ano passado para 0,83% agora.




A situação, no entanto, é considerada preocupante. Isso porque, em 2019, os servidores da vigilância ambiental encontraram larvas em todas as regiões do DF. Em nove delas, o alerta está aceso:




 



  • Lago Norte (3,25%)

  • Itapoã (2,54%)

  • Park Way (2,05%)

  • Jardim Botânico (1,5%)

  • São Sebastião (1,49%)

  • Scia e Estrutural (1,39)

  • Planaltina (1,36%)

  • Paranoá (1,19%)

  • Gama (1%)


 




 



Aedes



 




Tanto a dengue, quanta o zika e a febre chikungunya são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da febre amarela e do mayaro.




Considerada uma das espécies mais difundidas no planeta pela Agência Europeia para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), o mosquito – que tem nome significando "odioso do Egito" – é combatido no país desde o início do século passado.




No Brasil, ele chegou a ser erradicado duas vezes durante o século XX. Na década de 1950, o epidemiologista brasileiro Oswaldo Cruz comandou uma campanha intensa contra ele no combate à febre amarela. Em 1958, a Organização Mundial da Saúde declarou o país livre do Aedes aegypti.


 


FONTE: G1



VEJA A APRAG NA MÍDIA

FATO ou FAKE #Escorpiões

Mais de 90 mil pessoas foram picadas por escorpião no Br...

Novas técnicas para combater o Aedes aegypti

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com J...

Voltar para a ediçãoAlimentar pombos nas ruas pode gerar...

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Primobolan Depot For Sale Hygetropin 10iu Dosage Jintropin Kigtropin Vs Somatropin Turinabol For Sale Testosterone Propionate Cycle Anavar for sale Igtropin 100mcg Price Android Pills Stanazol Suspension Side Effect Buy HCG 5000 iu Vials Anadrol Oxymetholone Buy Ansomone Growth Hormone Anadrol For Sale Testosterone Enanthate 250mg Testosterone Cypionate For Sale Deca Durabolin Side Effects Stanozolol Suspension Injection 20ml Winstrol for Sale trenbolone acetate