Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Cidade de SP decreta estado de emergência para a dengue

 


Prefeitura de São Paulo vai decretar situação de emergência na saúde por conta da alta de casos de dengue na cidade;  — Foto: Agências


 


A Prefeitura de São Paulo decretou nesta segunda-feira (18) situação de emergência na cidade em virtude da alta dos casos de dengue.


O prefeito Ricardo Nunes (MDB) assinou o decreto de emergência no início desta manhã e será publicado no Diário Oficial.


Ele ainda disse que irá mandar um quarto ofício ao Ministério da Saúde para ter a vacina da dengue na capital. De acordo com a gestão municipal, três solicitações já foram feitas, mas ainda sem resposta do governo federal.


Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a cidade já tem registrado 49.721 casos confirmados da doença e ao menos 11 óbitos.


A incidência de casos da doença chegou neste domingo (18) a 414 por grupo de 100 mil habitantes, de acordo com a pasta.


O decreto de emergência da capital acontece menos de 15 dias depois que o estado de SP também declarou situação de emergência em virtude do avanço do aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue.


Ações emergenciais na cidade


Nesta segunda-feira (18) também começa a funcionar na capital paulista o horário estendido das 78 AMAs da cidade, que vão funcionar até 22h, em razão do avanço da epidemia de dengue.


A gestão Nunes também diz que 30 novos carros de nebulização (fumacê) contra o aedes aegypti devem começar a funcionar hoje de forma emergencial na cidade.


Segundo a prefeitura, cerca de R$ 240 milhões também foram liberados pelo prefeito para a contratação de 3.200 agentes do Programa Operação Trabalho (POT).


Os agentes percorrerão casas e locais públicos nas regiões das 32 subprefeitura em um trabalho de localização de focos do mosquito transmissor da dengue e também de conscientização.


 


78 mortes no estado de SP


Neste sábado (16), o estado atingiu 78 óbitos causadas pela dengue neste ano, de acordo com dados divulgados pelo painel de controle da doença da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Outros 201 óbitos ainda são investigados. O estado tem 234.564 casos confirmados da doença.


Nesta quinta (14), foi anunciada a compra de 300 mil repelentes, que serão distribuídos mensalmente para as cerca de 50 mil gestantes do estado, grupo de risco da dengue.


A distribuição, ainda sem data de início, será feita nas Unidas Básicas de Saúde (UBS), também para não usuários do SUS.


Além dos repelentes, serão abertos 10 novos leitos de UTI e 28 de enfermaria no Instituto Emilio Ribas para pacientes diagnosticados com a doença. O COE também anunciou a criação de um comitê para investigar as mortes por dengue.


 


FONTE: G1

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS