Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Entenda como se dá a reprodução do mosquito Aedes aegypti

Nos períodos chuvosos, as autoridades de saúde alertam, incansavelmente, sobre o perigo do acúmulo de água nas casas, lotes e quintais, fator que favorece a proliferação do Aedes aegypti – o conhecido mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela em seu ciclo urbano.

Porém, mesmo sendo de conhecimento geral que nos locais onde há água parada esse tipo de mosquito deposita seus ovos, muitas pessoas acabam se descuidando, facilitando, deste modo, a reprodução do temido inseto. Então, nunca é demais entender como funciona o ciclo de vida do Aedes aegypti e o que fazer caso você encontre sinais de que ele está se reproduzindo.

Para tirar as dúvidas, buscamos informações na diretoria de Zoonoses da secretaria municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) e com o biólogo Rafael Inácio, que está desenvolvendo um estudo sobre a proliferação da dengue na região metropolitana de BH.

Quanto tempo leva para os ovos do mosquito eclodirem?

Esse tempo pode variar, segundo o biólogo Rafael Inácio. "A eclosão pode ocorrer a partir de 48 horas, se houver condições favoráveis de temperatura e umidade. Mas, este período pode chegar, em alguns casos, a até um ano", explica o especialista.

Ele alerta, ainda, que a fêmea do Aedes aegypti sempre busca os locais de acesso mais fácil, por isso, é necessária atenção especial às caixas d'água, calhas, vasos de plantas e garrafas.

E quanto demora para as larvas se transformarem em mosquitos prontos para voar e picar?

De acordo com a diretoria de Zoonoses da SMSA, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode demorar de sete a 10 dias. Sendo assim, ainda segundo o órgão, a vistoria e a eliminação de água parada devem ser realizadas pelo menos uma vez por semana, para interromper o ciclo de vida do inseto transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela nas cidades.



O  que fazer ao encontrar água com larvas?

De acordo com a Zoonoses da secretaria municipal de Saúde, o correto é eliminar a água que contenha larvas do Aedes aegypti em superfícies de cimento ou outro material onde a água não costuma ser armazenada.

Já o biólogo Rafael Inácio, além dessa dica, recomenda ainda a utilização de água sanitária, caso não seja possível acabar com a água contaminada pelas larvas do Aedes. "É cientificamente comprovado que esta substância é eficaz no combate às larvas, porém, deve-se depositar, no mínimo, 2 ml do produto para cada litro de água imprópria", esclarece o pesqusiador.

O Aedes aegypti só se reproduz em água limpa?

Sim, é verdade. E são muitos os fatores que prejudicam a capacidade de reprodução deste tipo de mosquito, conforme esclarece o biólogo Rafael Inácio: "Ele só se reproduz em água limpa, parada e livre de processos que envolvam a decomposição de matéria orgânica, como os esgotos".

O biólogo reforça que períodos de chuva e calor, que são típicos do Verão brasileiro, são altamente favoráveis para a reprodução do mosquito. Então, como estamos exatamente nesta estação do ano, é necessária atenção redobrada.

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Novas técnicas para combater o Aedes aegypti

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com J...

Voltar para a ediçãoAlimentar pombos nas ruas pode gerar...

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com ...

Especialista dá dicas do que fazer para espantar os inse...

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Primobolan Depot For Sale Hygetropin 10iu Dosage Jintropin Kigtropin Vs Somatropin Turinabol For Sale Testosterone Propionate Cycle Anavar for sale Igtropin 100mcg Price Android Pills Stanazol Suspension Side Effect Buy HCG 5000 iu Vials Anadrol Oxymetholone Buy Ansomone Growth Hormone Anadrol For Sale Testosterone Enanthate 250mg Testosterone Cypionate For Sale Deca Durabolin Side Effects Stanozolol Suspension Injection 20ml Winstrol for Sale trenbolone acetate