
Moradores de residencial reclamam do aparecimento de cobras e escorpiões
O último Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) apontou que infestação do mosquito transmissor da dengue em Sarandi, no norte do Paraná, é de 9,1%. Ou seja, a cada 100 casas visitadas, em nove delas há focos do mosquito. O número é preocupante, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que o índice não ultrapasse o 1%.
Em alguns bairros de Sarandi o índice de infestação chega a 11,8%, como nos casos dos Jardins Cometa e Verão e no Parque das Indústrias. Foram encontrados focos do mosquito em praticamente 12 de cada 100 casas desses bairros.
O levantamento, divulgado na terça-feira (6), foi realizado entre 29 de janeiro e 02 de fevereiro. Os agentes visitaram 1.603 imóveis. Nestes locais foram encontrados 140 larvas do mosquito.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Sarandi tem oito casos confirmados da doença. Em todo o estado, de 1º de agosto de 2017 até fevereiro de 2018, são 447 casos confirmados de dengue , de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Sesa.
De acordo com a supervisora de Combate de Endemias, Rosana Santos, a situação é preocupante e as ações de combate ao mosquito devem ser intensificadas.
"Vamos intensificar as visitas às casas e pretendemos fazer em breve arrastões e mutirões de limpeza para acabar com o lixo e eliminar os focos do mosquito".
Veja o levantamento da infestação de dengue por bairro em Sarandi:
Principais criadouros encontrados pelos agentes de endemias:
Roedor foi visto na escola infantil nesta quarta (18) mesmo após trabalho de desratização. Alunos ficarão sem aulas entre quinta (19) e segunda-feira (23) para mutirão de limpeza.
País deve começar a usar este sistema em zonas rurais e urbanas em janeiro do próximo ano
Informação é da Prefeitura que vai reforçar a vacinação a parte desta quinta-feira (19). Vítima estava internada na Casa de Caridade Leopoldinense.