Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Infestações de pragas urbanas aumentam no Verão

 


 


O aumento das temperaturas, os dias mais longos e a maior incidência de chuvas, comuns nesta época do ano, formam o cenário ideal para a proliferação e aumento das atividades de insetos, roedores e outras pragas urbanas. Segundo Sérgio Bocalini, biólogo e vice-presidente executivo da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG), a população deve redobrar a atenção e intensificar ações preventivas, com objetivo de impedir a entrada e instalação desses invasores.


 


Além de incômodos causados por picadas, zumbidos e prejuízos materiais, Bocalini destaca que a principal preocupação está relacionada à transmissão de doenças. “As pragas urbanas contaminam alimentos e são vetores de males como a Dengue e Leptospirose, que além de mal estar, febre e outros sintomas, podem levar à morte. Por isso, é fundamental evitar situações de risco, como o contato com água de enchente ou o acúmulo de água parada, e adotar todas as medidas para impedir a instalação das pragas”, explica o biólogo.


 


Para evitar estes e outros problemas, o especialista da APRAG orienta a população a adotar ações como:


 


· Recolher o lixo e armazená-los em recipientes bem fechados;


· Tapar frestas e buracos em azulejos, muros e paredes, para impedir que sirvam de abrigo às pragas;


· Limpar com frequência os ralos, mantendo fechados aqueles menos utilizados;


· Limpar caixas de gordura;


· Não deixar restos de comida espalhados pela casa, principalmente durante a noite, período de maior atividade das pragas;


· Não acumular entulho em quintais, jardins e terrenos;


· Instalar telas em janelas e portas;


· Não deixar água parada;


· Procurar empresas especializadas e legalizadas para controle de infestação.


 


Sérgio Bocalini informa ainda que um erro comum, por parte da população, é tentar resolver o problema de infestação por conta própria. Em muitos casos, recorrendo a ações ineficientes ou, o que é pior, que oferecem riscos à saúde. A APRAG mantém em seu site www.aprag.org.br uma lista atualizada de empresas associadas. A contratação de empresas legalizadas permite a identificação do tipo de pragas e a adoção do melhor tratamento, sem riscos para as pessoas, animais domésticos e o meio ambiente.

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS