Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Mais de 100 Pessoas São Picadas Por Escorpião Neste Ano





 


 


Exatas 109 pessoas foram picadas por escorpião em Catanduva neste ano. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. Em 2017, 162 registros de acidentes foram notificados pelo departamento. Nos dois últimos anos não houve registro de morte e as ocorrências são caracterizadas como leves.
“De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Catanduva registrou 162 acidentes causados por escorpião no ano passado. Em 2018, foram registradas 109 notificações por picadas de escorpião, até setembro. Não houve morte provocada por esse tipo de acidente neste ano e nem no ano passado no município. A maioria dos acidentes é caracterizada como leve”, informa a Saúde.
A Pasta orienta que a pessoa picada pelo escorpião deve lavar o local com água e sabão e ir imediatamente ao serviço de saúde mais próximo de sua residência para iniciar o tratamento.
O setor orienta ainda que alguns cuidados devem ser tomados para evitar a picada.
“Dentre as orientações, para se prevenir, a população deve usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem e examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; além de não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção”, diz o setor.
O escorpião amarelo é a espécie mais perigosa da América do Sul. A picada pode ser fatal se picar uma pessoa até 40 quilos e é dolorosa. Eles são mais perigosos e ameaçadores que aranhas.
A auxiliar de Recursos Humanos, Alana Ribeiro encontrou três escorpiões na sua residência e relata o medo.
“Eu tenho dois filhos, morro de medo de eles serem picados, me desesperei quando os encontrei dentro do banheiro. Fiquei sabendo que não pode limpar a casa com querosene, que o cheiro forte atrai o bicho. Usava querosene na casa inteira, agora não uso mais e graças a Deus não encontrei mais nenhum”, diz Alana.
Conforme informações do setor, em 80% dos casos, os escorpiões são encontrados na estrutura ou nos objetos de casa como: batente podre, forro de madeira, esgoto, grade fluvial e caixa de gordura, como também em telhas e material de construção mal acondicionado.
É preciso tapar ralos, manter quintais limpos e sem entulhos. Colocar telas nos ralos é essencial. O uso de querosene deve ser evitado. Outra dica importante do setor é colocar luz negra na casa.
Inseticidas e outros produtos não são eficazes contra escorpiões e podem gerar mais risco de acidente.


SERVIÇO
Em caso de identificação do animal em residência, a orientação é para não matar o escorpião, mas colocá-lo dentro de um frasco com tampa furada, contendo algodão ou pano umedecido com água.
O morador deve ainda notificar o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Rodovia Vicente Sanches, KM – 1. O telefone é (17) 3524-2445, e se houver picada, ir imediatamente ao Pronto Socorro mais próximo.


 


FONTE: O Regional

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS