Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Novos casos de febre amarela são confirmados no Vale do Ribeira



 


O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) já registrou 30 casos confirmados de febre amarela no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, em 2019. Diante da situação, as Secretarias da Saúde das cidades da região estão intensificando a vacinação contra a doença nos municípios.





Segundo o CVE, Eldorado é a cidade que mais registra vítimas da doença, com 13 casos confirmados e quatro mortes. Em Iporanga, são oito casos confirmados e duas mortes. Em Cananéia três pessoas tiveram febre amarela e, em Cajati, uma pessoa foi infectada com a doença. A cidade vizinha de Barra do Turvo, Adrianópolis também teve um caso confirmado.




A vacina para prevenção da febre amarela está disponível nos postos da rede pública de saúde e levam até dez dias para garantir proteção efetiva.




 



Novos casos



 




Registro




De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica, na semana passada, a cidade de Registro teve o primeiro caso confirmado de febre amarela. A vítima é um homem de 25 anos, que mora na área central da cidade.




Diante do fato, a Secretária de Saúde do município, Josefa Rangel da Cruz, se posicionou. Ela explicou que a maior preocupação é que a população compareça aos Postos de Saúde e tome a vacina. “A vacinação é essencial, já que é um meio de não adquirir a doença”, diz. Ela ressalta que a vacina pode ser tomada em todas as 17 unidades de saúde de Registro, das 8h às 17h.




Sete Barras




A cidade de Sete Barras teve a confirmação do primeiro óbito pela doença no município. Diante do caso, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, divulgou no site da Prefeitura, uma nota referente à vacinação dos moradores do município, convocando toda a população que ainda não tomou a vacina, a procurar urgente um Posto de Atendimento a Saúde para vacinação.





 





De acordo com levantamento da Secretaria, cerca de 1.500 pessoas ainda não se vacinaram no município. Também foi destacado que quem tomou a dose fracionada em 2018 está protegido por 8 anos, ou seja até 2026 e quem tomou a vacina uma vez na vida não precisa mais. Este ano a dose é de 0,5 ml (plena).





A Secretaria informou que a UBS Nova está vacinando de segunda à sexta das 8h às 22 h e aos sábados e domingos das 8h às 17h. A ESF RURAL em frente à Escola Maria Santana, na cidade, está atendendo de segunda à sexta das 8h às 17h e equipes itinerantes estão realizando a vacinação em todas as casas dos bairros rurais.


 


FONTE: G1






 



VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS