Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Passageira afirma ter sido picada por escorpião dentro de ônibus em Sorocaba


Uma moradora de Sorocaba (SP) afirma ter sido picada por um escorpião dentro de um ônibus, na manhã desta quarta-feira (12).





Osana Aparecida de Oliveira, de 50 anos, estava saindo do bairro Lopes de Oliveira para ir ao trabalho, no Centro da cidade, quando foi atingida.




Durante o trajeto, já dentro do ônibus, ela conta que sentiu o escorpião subindo em sua perna, por dentro da calça. O aracnídeo foi capturado por outro passageiro e levado até a Unidade de Pronto-Atendimento da zona norte.




 


"Sentei no banco e, quando cheguei na Vila Helena, senti algo subindo pela minha perna e senti uma picada, só que eu não sabia o que era. Aí começou a doer e travou a minha perna", conta Osana.

 




O escorpião do tipo amarelo solta um veneno que vai diretamente para o sistema nervoso, causando, inclusive, paralisia de alguns membros. Segundo a mulher, ela avisou o motorista sobre a picada e ele teria dito que precisava seguir viagem.






 

Moradora de Sorocaba foi picada por escorpião do tipo amarelo — Foto: Arquivo pessoal

Moradora de Sorocaba foi picada por escorpião do tipo amarelo — Foto: Arquivo pessoal





Quando o veículo parou na Avenida Ipanema, ela desceu com a ajuda de outros passageiros e recebeu atendimento na UPH. A passageira passou quase três horas sendo atendida na unidade.




Osana contou ainda que ligou para o Corpo de Bombeiros enquanto estava no ônibus, mas foi informada que o atendimento teria que ser feito pelo Samu. Já o Samu avisou que só poderia avisar a UPH para que ela fosse atendida assim que chegasse na unidade.



 


A passageira reclama ainda que nenhum representante da Urbes foi ajudá-la durante o atendimento e ela teve que pegar outro ônibus para voltar para casa.




A Urbes afirmou, em nota, que fará uma vistoria no veículo, mas que alguns usuários do transporte informaram que o escorpião entrou junto com a passageira no ônibus.




A Consórcio Sorocaba (Consor), empresa responsável pela linha 21, do bairro Lopes de Oliveira, informou que não há nenhuma infestação na garagem e que esse é o primeiro caso de picada de escorpião dentro de um ônibus.




A Consor afirmou ainda que faz a dedetização de todos os veículos periodicamente e a higienização diariamente.






 

Osana diz que tem certeza que escorpião já estava dentro do ônibus em Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM

Osana diz que tem certeza que escorpião já estava dentro do ônibus em Sorocaba — Foto: Reprodução/TV TEM





 



Proliferação de escorpiões



 




De acordo com os biólogos, a temporada primavera-verão é o período do ano de maior proliferação de escorpiões. Por isso, os cuidados precisam ser redobrados.




2018 nem acabou e Sorocaba já tem mais que o dobro do número de acidentes com escorpiões que no ano passado inteiro. Em 2017 foram registrados 24 casos. Este ano ,até novembro, já são 52, ou seja, 116% a mais.


 


FONTE: G1



VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS