Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Passos é a cidade do Sul de Minas com mais ataques de escorpião; veja ranking


Passos (MG) é a cidade do Sul de Minas com o maior número de ataques de escorpiões. Já são mais de 600 casos registrados desde 2016, sendo 11 só em janeiro de 2019, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.





A cidade aparece no topo do ranking da região com sobras, já que Varginha, segunda da lista, teve 183 casos no mesmo período. Em todo o estado, são 2.779 ataques com seis mortes desde 2016.




Veja as cidades com mais casos no Sul de Minas:






Ataques de escorpião no Sul de Minas



































Cidade Casos
Passos 632
Varginha 183
Lavras 117
Poços de Caldas 95
Itajubá 44
Pouso Alegre 19








 



Prevenção



 




Os escorpiões têm hábitos noturnos, mas nada impede que ataquem durante o dia. Eles preferem lugares húmidos, com lixo, entulho, madeira, esgoto, e são atraídos por baratas, seu principal alimento.




“Ela é um dos principais elementos que vai atrair o escorpião para dentro das nossas residências. E caso a oferta seja muito grande, é um motivo para que ele permaneça no local”, explica Dênis de Oliveira Silva, agente de endemias do município.




Os escorpiões amarelos são os mais perigosos e predominam no Sul de Minas, mas a atitude dos moradores pode ajudar a combate-los.




Uma das principais orientações que a gente passa dentro das visitas que a gente realiza é estar limitando o acesso dos escorpiões para dentro das nossas residências, adotando as barreiras nos ralos que dão acesso à rede de esgoto, frestas de portas. Aí dentro de casa, estar observando os quintais, para ver se não tem acumulo de pedras, tijolos, resíduos de construção, esses depósitos de objetos que a gente mantém nos quintais. Tudo isso pode favorecer abrigo para eles”, completa Dênis.



 




 

Passos é a cidade do Sul de Minas com mais ataques de escorpião; veja ranking — Foto: Reprodução EPTV

Passos é a cidade do Sul de Minas com mais ataques de escorpião; veja ranking — Foto: Reprodução EPTV


 


FONTE: G1




VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS