Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Prefeitura de Itaquiraí deflagra campanha de combate à dengue

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itaquiraí, através do Departamento de Controle de Vetores e da Vigilância Sanitária, iniciou hoje (16-11), uma forte campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.


A campanha foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Marcelo Batista Rosa, ao prefeito Ricardo Fávaro Neto. O secretário buscou apoio das demais secretarias de, Administração, Obras e Serviços Urbanos, e do Departamento de Comunicação. “Mas precisamos do total apoio da população para garantirmos o enfrentamento eficaz deste mosquito ardiloso. Sem o envolvimento dos moradores fica impossível combatermos o aparecimento deste mosquito”, afirma Marcelo Rosa.


Na manhã de hoje, a equipe do Controle de Vetores, o coordenador Marcos Aurélio Serena Domingos, e o supervisor Leandro Soares, utilizaram os microfones da rádio Vale Azul FM para pedir apoio da população nesta campanha. A coordenadora da Visa Municipal, Jaqueline dos Santos Sousa, também participou da divulgação.


“Com atitudes comuns como, manter os quintais e terrenos limpos, livres de sujeira; não deixar acumular água em todo tipo de garrafas usadas, dar destinação adequada aos pneus velhos, trocar diariamente a água de cachorros e demais animais de estimação, trocar a água das planteiras por areia, limpar as calhas dos telhados, e manter as caixas d’água tampadas são necessários para evitar o surgimento do mosquito e, principalmente, combater qualquer foco do Aedes”, alerta Marcão.


“Este mosquito é menor do que os mosquitos comuns, é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença. E o pior disso é que a dengue pode matar o paciente”, alerta o supervisor municipal, Leandro Soares.


Marcão e Leandro informaram que estão mantendo na cidade, 25 armadilhas em 16 pontos estratégicos, sendo em borracharias, pátios públicos de equipamentos, depósitos de veículos velhos, e estabelecimentos de ferro velho, onde estão sendo capturados ovos do mosquito, garantindo milhares de ovos sejam destruídos, impedindo o nascimento de mosquitos.


O prefeito Ricardo, ciente da importância da campanha pediu empenho de toda a equipe e determinou todas as providências para evitar que o Aedes, que também transmite o Zika vírus e chikungunya seja combatido.


 


FONTE: JORNAL AGORA MS

VEJA A APRAG NA MÍDIA

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com Jornal Canal APRAG 17 visualizações 8:04 São Paulo 3 x 1 Corinthians - Melhores Momentos (HD 60fps) Brasileirão 21/07 Ligados No Futebol 1,4 mi visualizações Novo 11:21 Como se proteger dos mosqui

Voltar para a ediçãoAlimentar pombos nas ruas pode gerar...

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com ...

Especialista dá dicas do que fazer para espantar os inse...

Dicas sobre controle de pombos

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

EXPOPRAG NEWS

EXPOPRAG NEWS

AS NOTÍCIAS SOBRE O MAIOR EVENTO DA AMÉRICA LATINA NO SETOR DE CONTROLE DE VETORES E PRAGAS URBANAS, SEMPRE ATUALIZADAS!

VEJA MAIS NOTÍCIAS