Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Procura por vacina contra febre amarela é pequena em Dia 'D' da imunização em SP


A procura pela vacina contra a febre amarela foi pequena na região metropolitana de São Paulo durante o fim se semana, mesmo com a mobilização da Secretaria Estadual da Saúde, que manteve postos abertos ao longo de todo o dia e até agentes batendo de porta em porta. No sábado, a expectativa do órgão era realizar um Dia “D” contra a doença.




A reportagem do Bom Dia SP visitou postos de saúde na Zona Norte da capital, uma das áreas de risco da doença, e constatou postos de saúde abertos e sem fila para vacinação.




“Todas as unidades que estão vacinando na nossa área estão com baixa procura”, disse Iara Maria Ferreira, coordenadora de vigilância em saúde da região. “Eu queria chamar a atenção dos jovens, homens, que é a faixa [etária e social] que menos tem procurado os serviços [da vacinação]”, acrescenta.




Em São Bernardo do Campo, o Dia “D” também foi tranquilo. Agentes de saúde foram posicionados em frente a um shopping, e a vacina também estava disponível no Poupatempo e em um supermercado.




Segundo a prefeitura da cidade, a campanha continua até que 90% da população esteja imunizada - até sábado, apenas 38% havia tomado a vacina. Agentes de saúde aplicaram a vacina de porta em porta em regiões de risco, próximas a áreas verdes.




 



Novos casos



 




A Secretaria de Saúde constatou quatro novos casos de febre amarela silvestre na cidade de São Paulo. Três dos pacientes morreram, todos habitantes da Zona Norte. Nenhuma delas tinha tomado a vacina, que começou a ser oferecida nos postos da região entre setembro e outubro.




Nos últimos 11 dias, o número de pessoas contaminadas no estado aumentou 25%, e o de mortes, 29%.




No total, 54 cidades participaram da campanha de imunização no estado de São Paulo, onde a vacina continuará disponível.



 


A Secretaria de Saúde ainda não divulgou o balanço da campanha no estado. No sábado, mais de 47 mil pessoas haviam sido vacinadas só na capital. Desde o início da campanha, são mais de 1,5 milhão de imunizados na cidade, mas a meta é vacinar mais de 3 milhões de habitantes de áreas de risco.


 


fonte: g1.globo.com


VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS