Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Resultado do LIRAa mantém risco de surto de dengue em Formiga


Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), apontou um índice de infestação de 7,6% em Formiga. O resultado foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na quarta-feira (11) e significa que o município segue risco de surto de dengue.




Os dados foram coletados entre os dias 3 e 5 deste mês. O gerente de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Carlos Antônio de Castro, explicou que o ano de 2018 começou preocupante no município.




 


“Em um mesmo período do ano passado, ou seja, em abril de 2017, o índice foi de 5,7%. Isso significa que houve um aumento de 1,9% no resultado”, aponta Castro.

 




O LIRAa coletou dados em 1.800 locais entre residências, terrenos baldios e comércios.




“A maioria dos focos que encontramos foi nas residências. Eles estão mais presentes em depósitos ao nível do solo e fixos, como tanques, tambores, calhas e lajes. Depois, vêm os focos em depósitos móveis, como recipientes plásticos, garrafas, latas e sucatas. E, por último, em pneus”, disse o gerente de endemias.




Este é o segundo LIRAa do ano feito em Formiga. Apesar do resultado ter sido menor do que índice apontado em janeiro, quando foi de 10,1%, a cidade continua em estado de alerta.




 



Ações



 




De acordo com a Prefeitura, o setor de endemias vai intensificar suas ações de campo e educativas. Os agentes irão realizar um trabalho diferenciado nos bairros onde o índice foi mais alto. Além do tratamento focal, eles irão reforçar o trabalho educativo nessas localidades.




Castro destacou que os agentes estão realizando a aplicação de inseticida (UBV Costal), nas localidades onde estão sendo notificados casos prováveis por Dengue.




“O objetivo é eliminar o mosquito adulto da região próxima da residência do paciente e evitar novas notificações, caso a sorologia do paciente venha positiva para Dengue. Ainda vamos realizar várias ações educativas com a intenção de mobilizar a comunidade e alertar sobre os riscos, caso não tenha prevenção contra a doença", completa o gerente de endemias








A Prefeitura está buscando também novas parcerias que envolvam um número maior de pessoas no combate ao Aedes aegypti. A população está sendo convocada para que também se posicione no combate à Dengue, uma vez que a maioria dos focos está nas residências.


 


FONTE: https://glo.bo/2vdWCKQ



VEJA A APRAG NA MÍDIA

Mais de 90 mil pessoas foram picadas por escorpião no Brasil

Novas técnicas para combater o Aedes aegypti

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com J...

Voltar para a ediçãoAlimentar pombos nas ruas pode gerar...

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com ...

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Primobolan Depot For Sale Hygetropin 10iu Dosage Jintropin Kigtropin Vs Somatropin Turinabol For Sale Testosterone Propionate Cycle Anavar for sale Igtropin 100mcg Price Android Pills Stanazol Suspension Side Effect Buy HCG 5000 iu Vials Anadrol Oxymetholone Buy Ansomone Growth Hormone Anadrol For Sale Testosterone Enanthate 250mg Testosterone Cypionate For Sale Deca Durabolin Side Effects Stanozolol Suspension Injection 20ml Winstrol for Sale trenbolone acetate