Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

São Carlos registra 39 casos de picada de escorpião


 


 


A onda de acidentes com picada de escorpiões no interior paulista tem provocado preocupação entre os moradores de diversas cidades e, ao mesmo tempo, exigido medidas de informação e orientação por parte dos setores públicos que tem essa tarefa de atuação. Em São Carlos, a Prefeitura, através do Setor de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica, sugere algumas recomendações que podem diminuir bastante o risco de acidentes desse tipo.   


 


De acordo com a médica veterinária Luciana Karina Marchetti, a primeira atitude a ser tomada por todos é manter limpos quintais, sótãos, jardins, garagens e depósitos, evitando, assim, o acúmulo de folhas secas, lixo, entulho, telhas, madeiras e tijolos. "Sem essas medidas básicas torna-se muito difícil, quase impossível, afastar qualquer chance de encontrar um escorpião e até mesmo a ocorrência de uma picada. É muito importante, também, ter cuidado ao fazer essa limpeza porque, em alguns casos, os acidentes acontecem justamente nessa ocasião". 

Limpeza periódica - Luciana orienta, ainda, que sejam feitos aceiros (faixas ao longo das cercas, muros e paredes) com pelo menos dois metros de largura nas divisas com terrenos baldios. Rebocar paredes e muros para que os vãos e frestas não sirvam de esconderijos dos escorpiões. "Além disso, é preciso manter pontos de energia (caixinhas) de telefone sempre bem vedados, telar aberturas de ventilação de porões e fazer uma limpeza periódica em caixas de gordura. Esses locais são os que mais favorecem a ocorrência do escorpião por serem úmidos e escuros. Os predadores naturais como sapos, corujas e galinhas devem ser preservados. É fundamental inspecionar toalhas, roupas e calçados antes de usá-los", acrescentou Luciana.  


No caso de picada a pessoa atacada deve ir rapidamente ao SMU da Santa Casa de São Carlos. E para informações mais detalhadas, o Setor de Zoonoses do município está à disposição pelos telefones 3307-7405 e 3307-7282, ou ir diretamente ao setor na rua Conde do Pinhal, 2161, no centro. 


Este ano, em toda a cidade de São Carlos, foram registrados 39 acidentes com escorpiões. O mês com maior incidência foi janeiro, com 6 casos. Depois, na sequência, março, abril e agosto, com cinco ocorrências cada. 

Sintomas após picada - A picada do escorpião provoca muita dor no local e podem ocorrer reações como náusea, vômito, suor em excesso, sonolência e tremores, além de outros. Esses sintomas podem aparecer logo após a picada ou até em algumas horas depois do acidente. "Por isso, é fundamental que o atendimento médico adequado seja rápido. Ele evita que a situação piore e leve a pessoa a ter complicações mais sérias", advertiu Luciana Marchetti.  


Escorpiões são artrópodes que pertencem à classe arachinida, capazes de causar envenenamento pela picada (ou ferrão).  


No Estado de São Paulo existem duas espécies consideradas de relevância epidemiológica que podem causar acidentes e envenenamento: o Tityus serrulatos (escorpião amarelo) e o Tityus bahiensis (escorpião marrom).  


São terrestres, tem hábitos noturnos e as principais presas são baratas, cupins, grilos e aranhas de pequeno porte.  


Quanto ao controle químico de escorpiões, de acordo com o Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses do Ministério da Saúde até o presente momento não há estudos que comprovem a efetividade do uso de produtos químicos.  


Portanto, não existe eficácia na aplicação de venenos, podendo inclusive causar um efeito indesejável que é o desalojamento dos animais abrigados. Os mesmos são perturbados pelo veneno e saem em busca de novos abrigos. 


 


FONTE: Acidadeon

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Mais de 90 mil pessoas foram picadas por escorpião no Brasil

Novas técnicas para combater o Aedes aegypti

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com J...

Voltar para a ediçãoAlimentar pombos nas ruas pode gerar...

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com ...

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Primobolan Depot For Sale Hygetropin 10iu Dosage Jintropin Kigtropin Vs Somatropin Turinabol For Sale Testosterone Propionate Cycle Anavar for sale Igtropin 100mcg Price Android Pills Stanazol Suspension Side Effect Buy HCG 5000 iu Vials Anadrol Oxymetholone Buy Ansomone Growth Hormone Anadrol For Sale Testosterone Enanthate 250mg Testosterone Cypionate For Sale Deca Durabolin Side Effects Stanozolol Suspension Injection 20ml Winstrol for Sale trenbolone acetate