Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Secretaria de Saúde realiza curso de capacitação sobre dengue e escorpiões


Acontece durante essa semana mais um curso de capacitação técnica para os agentes comunitários, enfermeiras e agentes endêmicos da rede pública municipal, promovido pela Secretaria de Saúde de Penha.


Reunidos no auditório da APAE, os profissionais da saúde receberam informações sobre o manejo e controle de escorpiões na terça-feira, dia 07, e nesta sexta-feira, dia 10, haverá um curso sobre aedes aegypt, abordando as doenças causadas pelo mosquito, como dengue, zika vírus e chikungunya. O encontro começa às 13h30, com previsão de terminar até as 17 horas.


Ambos os cursos estão sendo ministrados pela vigilância epidemiológica do estado em parceria com a secretaria municipal de saúde, com objetivo de promover ações de prevenção contra acidentes e doenças causadas por estes animais.


Apesar de não terem sido registrados acidentes com escorpiões em Penha neste ano, relatos de casos na região colocaram a vigilância epidemiológica do estado em alerta. “Um dos motivos da capacitação foi preparar os agentes para fazer um inquérito sobre a presença de escorpiões em Penha”, adiantou a enfermeira Jane Luci Spricigo.


Durante o mês de novembro, os agentes da saúde de Penha estarão indo na casa dos moradores, perguntarem se já encontraram escorpiões, se já houve alguma vítima de picadas e se procuraram algum posto de saúde neste caso. Os dados vão orientar as ações da Secretaria de Saúde de Penha no combate e prevenção contra escorpiões.


Nos últimos anos, Santa Catarina tem registrado a incidência de “escorpiões amarelos”, da espécie Tityus Serrulatus, que estariam vindo de outros países, como a Argentina. Apesar de novos avistamentos do animal não terem sido relatados desde 2016, a equipe da secretaria da saúde não descarta a presença de escorpiões em Penha. “Muitas pessoas podem simplesmente matar o animal e se não houver picadas não comunicarem as autoridades. Mas esse registro é importante”, avisa a enfermeira Jane.


A recomendação da Vigilância é para que moradores mantenham seus terrenos limpos, livres de entulhos e ainda fechar bem os locais de armazenagem de lixo (latões, lixeiras, sacos, entre outros).


A picada de escorpião faz com que a pessoa sinta uma dor intensa e imediata no local e é acompanhada por vermelhidão, muitas vezes sem evolução. A Secretaria de Saúde alerta para que, em casos de picada, as pessoas procurem o Pronto Atendimento 24h imediatamente.


 


Fonte: beiradapraia.com.br




 

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Novas técnicas para combater o Aedes aegypti

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com J...

Voltar para a ediçãoAlimentar pombos nas ruas pode gerar...

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com ...

Especialista dá dicas do que fazer para espantar os inse...

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Primobolan Depot For Sale Hygetropin 10iu Dosage Jintropin Kigtropin Vs Somatropin Turinabol For Sale Testosterone Propionate Cycle Anavar for sale Igtropin 100mcg Price Android Pills Stanazol Suspension Side Effect Buy HCG 5000 iu Vials Anadrol Oxymetholone Buy Ansomone Growth Hormone Anadrol For Sale Testosterone Enanthate 250mg Testosterone Cypionate For Sale Deca Durabolin Side Effects Stanozolol Suspension Injection 20ml Winstrol for Sale trenbolone acetate