Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

SP reabre três parques onde foram achados macacos com febre amarela

SÃO PAULO - Após a confirmação de quatro mortes por febre amarela no estado, o governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira a reabertura de três parques que estavam fechados por risco de contaminação do vírus. Os parques Horto Florestal, da Cantareira e do Tietê haviam sido interditados entre outubro e novembro depois que foram encontrados macacos mortos com a doença. Ao todo, o Estado de São Paulo tem 26 parques fechados.


 


A Secretaria de Saúde anunciou, ainda, a realização de uma campanha de vacinação entre 3 e 24 de fevereiro para imunizar 6,3 milhões de pessoas contra a febre amarela. O alvo da campanha são moradores do estado que residem em áreas da Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Baixada Santistas ainda não alcançadas pelo vírus mas que estão em corredores ecológicos, por onde a doença pode circular.


Embora o parque Horto Florestal tenha sido aberto ao público, o risco de contaminação por febre amarela ainda existe. Nesta quarta-feira, funcionários afixaram uma placa que alerta a população para se vacinar antes de ir ao local.


— Cada um sabe sua responsabilidade. O vírus continua circulando no parque. Qual é a melhor proteção? É a vacina. Não tem porque perdurar o fechamento do parque — afirmou o secretário estadual de Saúde, David Uip, duirante coletiva de imprensa realizada no parque.


 

Durante a cerca de uma hora em que esteve no parque, na manhã desta quarta-feira, o GLOBO constatou que há muitos mosquitos na região. A febre amarela, que já foi identificada em macacos que morreram no local, é transmitida pelos mosquistos Haemagogus, em sua variável silvestre, e Aedes aegypti, na urbana. Ao ser questionado se o governo do estado recomendaria que uma pessoa que não recebeu a vacina deixe de ir ao parque, Uip foi ríspido:


— Isso é óbvio — afirmou o secretário, para, depois, continuar: — Conto com a inteligência do povo. Na dúvida, toma a vacina, espera dez dias e vem ao parque depois. Estamos alertando, não estamos alarmando.


O secretário disse acreditar que o número de mortos por febre amarela no estado deve aumentar:


— Infelizmente vamos ter mais casos sim. Vamos ter mais óbitos.


 


MORADORES COMEMORAM REABERTURA


Moradores da região comemoram a decisão. Para Dimas Pereira, da Associação Amigos do Horto, quem tomou a vacina não tem o que temer.



 


— Graças a Deus reabriram nosso parque. Quem se vacinou está protegido.



Ano passado, em todo o estado, foram identificados 23 casos silvestres de febre amarela, com a ocorrência de dez mortes. Não há registros de febre amarela urbana em São Paulo.


Como mostrou o GLOBO na segunda-feira, o estado de São Paulo vai fracionar a vacina contra febre amarela para atender mais pessoas. Cada dose única da vacina pode imunizar até cinco pessoas, segundo a secretaria de saúde. Na terça-feira, o Ministério da Saúde anunciou que vai fracionar a vacina também nos estados do Rio e da Bahia.




FONTE: https://oglobo.globo.com/sociedade/sp-reabre-tres-parques-onde-foram-achados-macacos-com-febre-amarela-22273009#ixzz53n9GhORY 
stest 

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Novas técnicas para combater o Aedes aegypti

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com J...

Voltar para a ediçãoAlimentar pombos nas ruas pode gerar...

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com ...

Especialista dá dicas do que fazer para espantar os inse...

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS
Primobolan Depot For Sale Hygetropin 10iu Dosage Jintropin Kigtropin Vs Somatropin Turinabol For Sale Testosterone Propionate Cycle Anavar for sale Igtropin 100mcg Price Android Pills Stanazol Suspension Side Effect Buy HCG 5000 iu Vials Anadrol Oxymetholone Buy Ansomone Growth Hormone Anadrol For Sale Testosterone Enanthate 250mg Testosterone Cypionate For Sale Deca Durabolin Side Effects Stanozolol Suspension Injection 20ml Winstrol for Sale trenbolone acetate