Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Surto de escorpiões em São Paulo

Por, Emerson Villafan, 27 de novembro de 2018.


 


 


Na tarde de hoje (27.11) a equipe de reportagem do SBT Brasil esteve presente na sede da APRAG em São Paulo, para entrevistar o Vice Presidente executivo da Associação, o Biólogo Sérgio Bocalini, sobre o aumento de ataques de escorpiões ocorridos nos últimos meses em todo o Brasil.


Esses ataques estão aumentando consideravelmente nos últimos anos, marcando hoje mais de 22 mil casos registrados somente no estado de São Paulo e um aumento de 800% na última década em todo o território nacional. Este aumento de acidentes são crescetes, ao contrário da disponibilização do soro antiescorpiônico em hospitais distribuidos nos municipios brasileiros. 


São diversos os fatores que contribuem para o aumento desses acidentes, entre as principais causas, os hábitos da própria população que crescem sem planejamento urbano e acumulam sujeiras e entulhos, criando assim o ambiente perfeito para o habitat desses animais. A época do ano, verão e pancadas de chuvas só agravam essa situação.


É de extrema importância que o poder público encare a questão como um problema de saúde pública e desenvolva ações de médio e longo prazo para o combate, e que a população se conscientize que tem papel crucial nessa batalha, com a manutenção dos ambientes limpos, cuidados com a colocação de calçados e vestimentas e a correta orientação às crianças, que acabam sendo mais vulneráveis.


A APRAG desenvolverá alguns informativos sobre os cuidados, ações e curiosidades sobre esses aracnideos e como evitá-los que serão compratilhados em suas redes sociais.


 



( Foto: Emerson Villafan)

VEJA A APRAG NA MÍDIA

FATO ou FAKE #Escorpiões

Mais de 90 mil pessoas foram picadas por escorpião no Br...

Novas técnicas para combater o Aedes aegypti

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com J...

Voltar para a ediçãoAlimentar pombos nas ruas pode gerar...

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS