Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Tristeza em Barra Bonita: menino morre depois de ser picado por escorpião

Barra Bonita - Um menino de seis anos morreu na Santa Casa de Jaú após ser picado por um escorpião em Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru). O corpo dele foi sepultado neste domingo (15), às 17h, no Cemitério de Barra Bonita.


Bryan Gabriel Alves reclamou de dor no pé durante à tarde, quando brincava no quintal da casa da família, no Jardim Nova Barra. No local, o pai dele encontrou um escorpião. Inicialmente, ele foi levado ao Hospital e Maternidade São José, em Barra Bonita.


"Ele foi atendido, estabilizado e transferido para a Santa Casa de Jaú", informa o diretor do hospital, José Luís Minutti. De acordo com ele, a transferência foi necessária porque o hospital de Barra Bonita não possui o soro contra a picada de escorpião.


Segundo Minutti, documento enviado pelo Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS VI) em 2013 revela que o soro era disponibilizado para as Santas Casas de Dois Córregos (pela demanda na época) e de Jaú (o hospital de referência na região).


O diretor conta que, hoje, apenas Jaú tem o medicamento. Segundo ele, além do tipo de escorpião, idade da vítima e fatores como dificuldade de coagulação contribuem para a letalidade.


Bryan chegou a tomar o soro em Jaú, mas morreu no fim da tarde de sábado. "Infelizmente, houve essa fatalidade", lamenta.


Minutti pontua que retornou de viagem no sábado à noite e não teve acesso à ficha de atendimento do paciente e ao atestado de óbito para saber se a morte dele realmente foi causada pela picada de escorpião.


Mesmo sem a confirmação, pelas redes sociais, muitos moradores de Barra Bonita reclamaram da infestação de escorpiões no município, até mesmo em pontos considerados turísticos, como a Praça do Teleférico, e da falta de ações do poder público.


 



 


 


 


Campanha


Em nota, a Prefeitura de Barra Bonita informou que está preparando uma campanha de combate a escorpiões. "A prefeitura lamenta profundamente essa fatalidade da morte da criança, supostamente por picada de escorpião. Barra Bonita não vive uma infestação, porém, tem aumentado o aparecimento de escorpiões", revela.


O município disse que fez dedetização de áreas como o cemitério e que está comprando mais veneno para aplicação e bloqueio em outras áreas. "A prefeitura está realizando desde o dia 9 a campanha Meu Bairro Limpo, onde o poder público ajuda a população a limpar suas residências e, em contrapartida, limpa os espaços públicos", explica.


Ainda de acordo com a prefeitura, nos dias 11,12 e 13, a campanha foi realizada no bairro onde o menino morava com a família. "É muito importante o trabalho da prefeitura quanto à limpeza da cidade, mas a eficácia do trabalho depende também da colaboração da população, contribuindo com a limpeza", ressalta.


 


FONTE: https://bit.ly/2H62lE1

VEJA A APRAG NA MÍDIA

4:51 Árvores de São Paulo sofrem com cupins Café com Jornal Canal APRAG 17 visualizações 2:47 HOW TO TRAIN YOUR DRAGON 3 Trailer (2019) FilmSelect Trailer 8,2 mi visualizações Novo 10:09 RESPONDING TO RICEGUM WillNE 696 mil visualizações Novo 9:4

Especialista dá dicas do que fazer para espantar os inse...

Dicas sobre controle de pombos

Mitos e verdades sobre dicas caseiras para previnir form...

Revista da Cidade 23/01/18 - Sérgio Bocalini

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS