Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Vacina da febre amarela está disponível em toda a cidade de São Paulo

As Unidades Básicas de Saúde da capital paulista disponibilizam vacina contra a febre amarela a partir desta segunda-feira (19). Até semana passada, somente UBSs localizadas em áreas consideradas de risco de contaminação estavam vacinando.


 Com a ampliação da vacinação para os 466 postos, não é mais necessário levar senhas distribuídas por agentes de saúde, basta ter em mãos a carteira de identidade e o cartão SUS.



A campanha contra a febre amarela começou no dia 25 de janeiro e vacinou 2,4 milhões até a última semana. O número corresponde a 61,5% da meta de 3,9 milhões de pessoas vacinadas pelo Governo do Estado. 

O governo trabalha agora para imunizar 5,8 milhões de pessoas até o final de maio.

 

Vacina da febre amarela está disponível em toda a cidade de São Paulo

 

 

 



A doença


O que é a febre amarela? Como age essa doença?


A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.



 

Qual é a diferença entre a febre amarela silvestre e febre amarela urbana? 


Febre Amarela Silvestre ocorre nas matas e é transmitida pelos mosquitos silvestres Haemagogus Sabethes. Eles contraem o vírus dos macacos e os transmitem a outros hospedeiros. Já na febre amarela urbana, o mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, é o principal vetor, e o homem passa a ser o hospedeiro principal. De acordo com o Ministério da Saúde, desde 1942, o Brasil não registra casos de febre amarela de transmissão urbana


Qual é a situação da febre amarela no Brasil? Estamos vivendo um surto?


O governo reconhece que o Brasil enfrentou em 2016/2017 um grande surto de febre amarela, envolvendo principalmente os estados da região Sudeste, com destaque para Minas Gerais e Espírito Santo. O Ministério da Saúde afirma que os casos ainda estão restritos a zonas rurais ou a pessoas que tiveram contato com áreas silvestres por motivos de trabalho ou de lazer. Segundo especialistas, há casos na imediação de cidades menos ou mais densamente povoadas e o risco de a doença chegar às cidades é real.


Por que estamos enfrentando essa doença de novo?


Na forma silvestre a febre amarela sempre existiu, apresentando casos isolados, de pessoas que adentravam matas e florestas. "O que ocorre atualmente é que está mais frequente, o que ocorre a cada mais ou menos oito anos", afirma o clínico-geral, infectologista, nefrologista e professor da Unifesp, Paulo Olzon.


Que época do ano a doença é mais comumente registrada? 


A doença no Brasil é mais frequente entre dezembro e maio, ou seja, no verão, quando a temperatura média aumenta assim como as chuvas, favorecendo a reprodução e proliferação de mosquitos (vetores) e, por consequência o potencial de circulação do vírus.


Qual a culpa do macaco?


O macaco também é vítima, ele apenas mostra onde a doença chegou. A frebre amarela é transmitida por mosquitos.


Quais os principais sintomas da febre amarela?


Febre alta, dores pelo corpo, desidratação, insuficiência renal, insuficiência hepática, icterícia (olhos amarelados), hemorragias digestivas, queda da pressão arterial e insuficiência respiratória, podendo levar ao coma e à morte. Cerca de 15% dos pacientes apresentam um breve período de melhora dos sintomas iniciais e, então, desenvolvem uma nova fase mais grave da doença.


Tem tratamento?


Não há tratamento para a doença, para o vírus. O tratamento consiste em manter o paciente vivo, com analgésicos e antitérmicos contra os sintomas e aparelhos nos casos mais graves. Medicamentos salicilatos devem ser evitados (como AAS e Aspirina), pois o uso pode favorecer manifestações hemorrágicas. 


Ouvi dizer que apenas 50% dos pacientes doentes sobrevivem. É isso mesmo?


O governo diz entre 20 e 50%. Mas os médicos afirmam que, mesmo com o tratamento, a mortalidade fica, sim, em torno de 50%.


 


FONTE: http://www.destakjornal.com.br/cidades/sao-paulo/detalhe/vacina-da-febre-amarela-esta-disponivel-em-toda-a-cidade-de-sao-paulo



VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS