Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Valinhos confirma 2ª morte de macaco por febre amarela


Valinhos (SP) confirmou nesta terça-feira (22) a morte do segundo macaco por febre amarela neste ano. O animal foi encontrado no bairro Chácaras Alpinas em 23 de março. O dado foi divulgado pelo boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.





O primeiro macaco morto pela doença na cidade foi encontrado morto no Parque Nova Suíça, próximo à Rodovia D. Pedro I, zona rural de Valinhos. O laudo foi divulgado em abril.




Os macacos não são transmissores da febre amarela e, sim, as principais vítimas da doença. Quando contaminados, os primatas dificilmente sobrevivem. E a presença de animais doentes em determinadas áreas serve como "alerta" de que o vírus está circulando.




Em áreas de mata, o vírus é transmitido pelos mosquitos hemagogus e sabethes, que vivem nas copas das árvores, e preferem o sangue dos macacos. Mas quando esses animais são mortos, as fêmeas podem voar mais baixo e mais longe para buscar o sangue humano.


 




 

 




Casos em humanos



 




Cidade da região de Campinas (SP) com o maior número de casos confirmados da doença em humanos (7), e maior número de mortes (5), Valinhos oferece vacinação contra a febre amarela por livre demanda, em todas as unidades de saúde.




Segundo o governo municipal, 79.980 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela desde janeiro de 2007 - neste ano, foram 40.990 até o dia 13 de maio.



VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS