Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Vizinhos de área com mata relatam invasão de escorpiões em Sorocaba


A mata não esconde apenas bichos como também bandidos, disse o grupo de mulheres. Crédito da foto: Erick Pinheiro

 


Moradores da rua Professor Ruy Afonso da Costa Nunes, no bairro Santa Esmeralda, zona norte de Sorocaba, são vizinhos de uma grande área de mata e estão assustados com a invasão de escorpiões que entram nos quintais e nos interiores das casas. A relação entre a origem dos bichos e as condições da área de mata, que recebe entulhos constantemente, é alvo de reclamação dos moradores, que solicitam a limpeza do terreno como solução do problema.


A comerciante Cideli Piovani Fabri, de 31 anos, disse que recolheu quatro escorpiões dentro de casa nos últimos 30 dias. No ano passado o filho dela, Guilherme Piovani Fabri, de 12 anos, foi alvo de uma picada do bicho no rosto, quando dormia, e ficou um dia em observação no Hospital Regional. Cideli e outras vizinhas informaram que nos últimos 12 meses, ao menos três adultos e duas crianças, moradores na mesma rua, levaram picadas de escorpiões.


Na mesma rua está localizada a Escola Estadual Maria Ondina Andrade, que atende alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Os moradores temem que os escorpiões possam realizar ataques na escola. Ontem, uma funcionária informou que até o momento não houve nenhum registro desse risco na unidade. A dona de casa Márcia Custódio, de 45 anos, informou que somente neste ano encontrou mais de 10 escorpiões em dependências interiores da casa onde mora. Lamentando o perigo, ela justificou: “A gente tem criança em casa.” Para Márcia, a Prefeitura teria que ir ao local e limpar toda a área para que os moradores tenham um pouco de sossego.


Já a dona de casa Fabiana Cristina Oleriano da Silva, de 39 anos, disse que recentemente uma cobra também foi encontrada na rua. “Está precário, difícil, imagine se pega um bebezinho ou a gente mesmo”, disse Roseli de Sales Guidoni, de 36 anos. “Eu acho um absurdo”, criticou Teresa Raquel, acrescentando que “bandidos se escondem aqui também”.


 


Da esquerda para a direita: Teresa, Roseli, Márcia, Cideli e Fabiana. Crédito da foto: Erick Pinheiro

 


Os problemas não são recentes no bairro. A dona de casa Maria Dolores Alves da Silva, de 53 anos, também disse que uma filha de 18 anos foi mordida por escorpião há quatro anos. Cideli disse que os moradores relataram o problema à Prefeitura por meio do telefone 156, mas até agora o local não recebeu a avaliação de representantes da administração municipal.


 


Prefeitura de Sorocaba


A Prefeitura informou que uma equipe da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) vai verificar o local e, se for área pública, programar a limpeza do terreno, com a retirada do entulho. Em seguida, após a limpeza, uma equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) vai realizar vistoria no local e programar a roçagem.


É importante esclarecer que animais sinantrópicos, como escorpião, ratos e baratas, são atraídos por locais com restos de alimentos expostos, depósito de resíduos de construção, como tijolos, inservíveis e lixo em geral, por isso é importante que as pessoas não depositem irregularmente esses resíduos no local”, alerta a Prefeitura. De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), uma equipe da Zoonoses também será encaminhada ao local para verificar a situação.


 


FONTE: Cruzeiro do Sul

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

De Papo com PCO #3 - CONTROLE DE PRAGAS É ESSENCIAL

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS