Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

profissional Dúvidas Frequentes

Tire sua dúvidas sobre as melhoras práticas da categoria, dicas de especialistas e informações relevantes do mercado.

buscaFILTRAR POR CATEGORIA

TODOS AS PERGUNTAS

A devolução das embalagens (logística reversa) é obrigatória para as empresas de controle de pragas?

Sim, conforme a lei 12.305/10 (Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)).

A empresa de Controle de Pragas deve estar cadastrada em algum conselho profissional?

Sim, para a empresa estar legalizada, ela deve estar devidamente registrada no conselho profissional a que pertence seu responsável técnico.

A empresa de controle de pragas precisa ter um Responsável Técnico?

Sim, conforme a RDC 52/09, toda empresa de controle de pragas deve ter um Responsável Técnico registrado em seu conselho profissional.

A licença sanitária habilita uma empresa de controle de pragas a fazer expurgo?

Não, o trabalho de expurgo é regido pelo uso de produtos registrados no ministério da agricultura (MAPA), necessitando de receituário agronômico e registro junto à secretaria de agricultura.

Empresas de Controle de Pragas precisam ter o curso de NR35?

Em regra geral sim, pois esta norma regulatória do Ministério do Trabalho condiz a trabalhos que são realizados a partir de 2m de altura (entenda que os 2m devem ser do pavimento ao pé do trabalhador). Portanto, como em geral as empresas de Controle de Pragas realizam trabalhos que necessitam de escada, como controle de aves por exemplo, faz-se necessário que os trabalhadores possuam o curso de NR35.

O que significa o Curso de MOPP e quem precisa realizar este curso?

Todos os motoristas que transportam produtos perigosos precisam realizar o curso do MOPP, que é o curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos.

Esse curso está previsto pelo artigo 15 do RTPP, exigido pelo DETRAN para todos os motoristas que transportam esse tipo de carga. Ele é importante para poder preparar os motoristas que lidam diariamente com esse tipo de carga, que podem ser: tóxicos, explosivos, inflamáveis ou outro tipo de produto que pode colocar a vida do condutor e de outras pessoas em risco.

Os veículos para o uso em Controle de vetores e pragas necessitam de adaptação especial?

Conforme a RDC 52/09, os veículos devem ser dotados de compartimento que isole os produtos dos ocupantes, devendo ser de uso exclusivo para a atividade de controle de pragas. 

Quais são os profissionais habilitados para assumir a responsabilidade técnica de uma empresa de controle de vetores e pragas?

Conforme a RDC 52/09, cabe aos conselhos profissionais determinar a assunção de responsabilidade técnica. Os profissionais mais comumente habilitados são: engenheiros químicos, agrônomos e florestais; biólogos; farmacêuticos, químicos e médico veterinários.