Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

consumidor Sobre as Pragas Urbanas

O que são ?

Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana.

Estes se encaixam na lista de animais sinantrópicos, expressão utilizada para designar animais que habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste.

As pragas urbanas têm por características biológicas o alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. Por isso, o ambiente urbano torna-se o principal habitat para essas espécies, pois oferece condições como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios.

Com isso, o seu extermínio é bastante dificultado. A maioria dessas espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se prolifera durante o verão.

Encontre uma Empresa Controladora de Pragas (Dedetizadora)

Faça a busca abaixo e encontre
empresas de controle de pragas
(dedetização) da sua região.

Dicas para contratar uma Dedetizadora

Confira as exigências que você
pode pedir na hora de
contratar uma
empresa.

VEJA AS DICAS

Principais Espécies

Aranha

Informações sobre a espécie

São aproximadamente 40 mil espécies de aranhas existentes, apresentando cores variadas, 4 pares de pernas e tamanhos que vão de 0,5 mm até 10 cm de comprimento do corpo. A grande maioria têm 8 olhos porém, podem apresentar 6, 4, 2, ou mesmo nenhum sendo que algumas aranhas de caverna são cegas.

De todas as espécies de aranhas, podemos citar algumas de maior importância, pelo risco que representam a saúde humana, causando acidentes que podem levar a morte. Sendo elas:

Aranha Marrom (Loxosceles spp)
Aranha Armadeira (Phoneutria spp)
Aranha Viúva Negra (Lactrodectus spp)


Apesar do aspecto amedrontador as espécies abaixo não representam relevante risco à saúde, devido ao baixo potencial do veneno. Normalmente os acidentes são tratados apenas com analgésicos.

Aranha de Jardim (Lycosa spp)
Aranha Caranguejeira (Mygalomorphae spp)


As formas de reprodução são muito variadas, em algumas espécies a fêmea põe até 3.000 ovos por vez e tece um disco de seda, onde são depositados. Existem casos onde o macho executa danças ou procedimentos trabalhosos para atrair a atenção de fêmeas que têm de reconhecê-lo como parceiro e não como comida. Para isso, várias adaptações e padrões comportamentais, como por exemplo, a percepção de estímulos químicos, táteis e visuais são partes de sua comunicação.

Aranha Marrom - Loxosceles spp

No Brasil 5 espécies podem ocasionar graves danos à saúde do ser humano. São aranhas pouco agressivas e de hábitos noturnos.

Geralmente se abrigam em sapatos ou vestimentas que aos serem vestidos permitem que partes do corpo pressionem a aranha e esta venha a picar o individuo.

Medem em torno de 4cm (adultos) e podem chegar a viver 5 anos o que entre as aranhas é muito tempo. Sua coloração é marrom podendo variar do escuro ao claro, durante o dia buscam locais com pouca iluminação para se abrigarem.


Constroem teias muito irregulares em formatos que lembram pequenos tufos de algodão em frestas e falhas estruturais onde as fêmeas colocam seus ovos.

Seu veneno tem no componente uma enzima que causa intenso processo inflamatório no local da picada, acompanhado de edema, hemorragia e necrose focal. A picada quase sempre é imperceptível e o quadro clínico pode variar de acordo com o veneno.


Aranha Armadeira - Phoneutria spp


No Brasil temos 6 espécies principais dessa aranha, são grandes e agressivas podendo atingir até 15 cm de uma de perna a outra. Possuem maior atividade noturna, período em que estão em busca de alimento.

Este tipo de aranha na constroem teias e quando ameaçadas assumem comportamento de defesa ficando apoiada nas 4 pernas posteriores.

Acidentes são frequentes dentro de residências e nas suas proximidades, ao revirar materiais acumulados como material de construção, entulhos, lenhas e também podem ser encontradas em meio a vegetação.

Em crianças e pessoas idosas os acidentes podem representar sérios riscos inclusive evoluindo para óbito.


Viúva Negra - Latrodectus spp


No Brasil ocorrem 3 espécies facilmente reconhecidas pelo abdômen preto com manchas vermelhas e com uma mancha no ventre em forma de ampulheta, são pequenas e pouco agressivas, as fêmeas são maiores que os machos. Podem causar acidentes ao serem provocadas ou pressionadas.

Têm comportamento noturno e constroem teias irregulares, habitam jardins, parques, gramados e plantações e podem abrigar-se nas edificações. No Brasil os acidentes são mais comuns na região Nordeste, principalmente no Estado da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe.


Caranguejeiras - Mygalomorphae spp


São aranhas em geral de grande tamanho e porte robusto, apresentando pelos longos distribuídos pelo corpo, pertencente a diversas famílias, mas sendo a mais comum a Theraphosidae.

Apesar do tamanho grande e assustador os acidentes com picadas não costumam ser graves e são considerados sem importância médica, porém a presença de pelos urticantes podem causar irritações na pele e mucosas. Em algumas situações são criadas como animais de estimação e possuem uma grande importância no que diz respeito ao controle biológico de alguns insetos.


Aranha de Jardim - Lycosa ssp


São aranhas pouco perigosas e estão presentes em gramados e jardins, possuem coloração cinza ou marrom avermelhado e apresentam o desenho de uma seta no dorso do abdômen, colocam seus ovos em uma estrutura considerada como ooteca. São caçadoras errantes e muito ativas. Apesar do aspecto amedrontador seu veneno é pouco ativo não provocando acidentes graves.


Medidas para prevenir o aparecimento de Aranhas:


» Mantenha a casa sempre limpa, aspirando os móveis, quadros e rodapés;
» Evite o acúmulo de papéis e papelões, bem como de entulho em geral;
» Realize manutenção periódica de jardins e outras áreas verdes;
» Vede todos os buracos e frestas presentes na edificação;
» Remova todas as teias de aranha que encontrar e limpe o teto a cada 15 dias passando uma vassoura com um pano úmido;
» Coloque tela de proteção nas janelas e portas.


Medidas para o controle de aranhas:


O controle de aranhas é uma atividade que requer um bom conhecimento das espécies pragas que estão no ambiente, bem como a correta escolha do produto mais adequado para obter o melhor resultado, para obter o sucesso no controle de aranhas é importante contar com o trabalho de uma boa empresa especializada no controle de pragas.