Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

consumidor Sobre as Pragas Urbanas

O que são ?

Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana.

Estes se encaixam na lista de animais sinantrópicos, expressão utilizada para designar animais que habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste.

As pragas urbanas têm por características biológicas o alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. Por isso, o ambiente urbano torna-se o principal habitat para essas espécies, pois oferece condições como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios.

Com isso, o seu extermínio é bastante dificultado. A maioria dessas espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se prolifera durante o verão.

Encontre uma Empresa Controladora de Pragas (Dedetizadora)

Faça a busca abaixo e encontre
empresas de controle de pragas
(dedetização) da sua região.

Dicas para contratar uma Dedetizadora

Confira as exigências que você
pode pedir na hora de
contratar uma
empresa.

VEJA AS DICAS

Principais Espécies

Carrapato

Informações sobre a espécie

Carrapatos são animais que se alimentam de sangue (hematófagos) pertencente ao grupo dos Aracnídeos e a ordem Acari, são de pequeno tamanho medindo de poucos milímetros a 2cm, dependendo da espécie e da fase de desenvolvimento que se encontram. Podem ser encontrados em diversas áreas com vegetação presente ou se abrigando em estruturas edificadas.

O sangue sugado dos hospedeiros, pelos carrapatos, tem a função de nutrir os indivíduos e nas fêmeas já fecundadas também contribui para a maturação dos ovos. Cada fêmea pode dar origem a mais de 4000 ovos, que serão depositados no solo e darão origem a uma nova geração, desta forma dando continuidade a um processo de infestação do ambiente.

Os carrapatos através de suas picadas são responsáveis pela transmissão de diversos agentes patogênicos que poderão provocar doenças tanto em animais quanto no ser humano.

No homem doenças como Doença de Lyme e Febre Maculosa podem resultar em sérias consequências, debilitando o doente e em situações em que o diagnóstico é tardio podem inclusive levar a morte.

Além das doenças associadas a transmissão de microrganismos pelos carrapatos, as suas picadas podem provocar processos alérgicos devido a substâncias presentes em sua saliva e também causar anemia em seus hospedeiros devido ao grande consumo de sangue feito de maneira intensa e por longos períodos.

A saber as espécies que tem uma interação com o ser humano em áreas urbanas e rurais:
Rhipicephalus sanguíneos – carrapato do cão
Amblyomma cajennense s.s. / Amblyomma sculptum – carrapato estrela
Amblyomma aureolatum


Medidas para prevenir o aparecimento de Carrapatos:


» Lavar com frequência os abrigos de animais domésticos, passando desinfetante após a lavagem;
» Vistoriar com frequência os animais domésticos, principalmente quando estiverem inquietos e com muita coceira;
» Vedar frestas e buracos em pisos e paredes, principalmente, quando localizados nos abrigos de animais domésticos;
» Manter aparada a vegetação de jardins e quintais, não permitindo o crescimento de mato próximo às residências;
» Controlar os carrapatos dos animais domésticos com a orientação de um médico veterinário;
» Sempre que for ao campo antes de ir, e todos os dias que lá estiver, use botas, calças compridas grossas e blusas de manga comprida, dobre as meias por cima das calças.


Medidas para o controle de carrapatos:


O controle de carrapatos não é tarefa muito fácil para uma pessoa sem o devido conhecimento. Uma vez detectada a presença desta praga em seu animal de estimação ou no ambiente de sua residência, será necessário tomar medidas rápidas, pois como informamos anteriormente, a proliferação deste animal é bastante volumosa. Assim, ambos os tratamentos necessitam ser feitos em conjunto (tanto em seu animal quanto em seu ambiente).

No caso do animal, recomendamos buscar seu veterinário de confiança para que se proceda o tratamento mais adequado. Já no que diz respeito à sua residência, para o controle de carrapatos não recomendamos o “auto-serviço”, pois você poderá ter problemas com intoxicação de pessoas e de seu animal (que já está mais debilitado), além de possíveis manchas em seu piso. Portanto, para um controle seguro e adequado em seu ambiente residencial, recomendamos a contratação de uma empresa especializada.