Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

consumidor Sobre as Pragas Urbanas

O que são ?

Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana.

Estes se encaixam na lista de animais sinantrópicos, expressão utilizada para designar animais que habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste.

As pragas urbanas têm por características biológicas o alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. Por isso, o ambiente urbano torna-se o principal habitat para essas espécies, pois oferece condições como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios.

Com isso, o seu extermínio é bastante dificultado. A maioria dessas espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se prolifera durante o verão.

Encontre uma Empresa Controladora de Pragas (Dedetizadora)

Faça a busca abaixo e encontre
empresas de controle de pragas
(dedetização) da sua região.

Dicas para contratar uma Dedetizadora

Confira as exigências que você
pode pedir na hora de
contratar uma
empresa.

VEJA AS DICAS

Principais Espécies

Percevejo de cama

Informações sobre a espécie

Os percevejos de cama são insetos picadores e sugadores de sangue pertencentes a ordem Hemíptera e a família Cimicidae, duas espécies são as que mais causam preocupação ao ser humano, o Cimex lectularius e Cimex hemipterus.

Apesar de serem considerados um problema de saúde pública não há registro de percevejos de cama transmitindo doenças ao ser humano, mas por serem extremamente eficientes em encontrar e se alimentar do sangue dos hospedeiros, atacando frequentemente as áreas do corpo que permanecem mais expostas durante o sono, como rosto, pescoço, ombros, braços e pernas, a qualidade do sono da pessoa que dorme em um local infestado é ruim, o que pode causar letargia, promovendo falta de atenção no trabalho e nas tarefas do dia-a-dia. Além disso, sua presença causa estresse psicológico, interferindo na qualidade de vida do cidadão.


São insetos sem asas, de corpo achatado, coloração marrom avermelhada, de 4 a 7 mm de comprimento, possui comportamento noturno, são encontrados principalmente em dormitórios e salas, mas também podem ser vistos em outros ambientes como áreas de serviços e cozinha.


Estes insetos podem sobreviver longos períodos sem se alimentarem. Depositam de 200 a 250 ovos ao longo de 2 meses, em grupos de 10 a 50.

Podem ser encontrados em residências, hotéis, motéis, alojamentos e penitenciarias, além de meios de transportes.


Locais onde comumente encontramos Percevejo de Cama:


» Frestas e fendas nas paredes
» Nos estrados e outras estruturas das camas,
» Em guarda – roupas, armários e outros mobiliários.
» Em costuras, forros e dobras de colchões e sofás,
» Atrás de quadros
» Em Guarnições de portas
» Atrás de rodapés
» Em conduites e interruptores,
» Em costuras de Malas / Bolsas


Medidas para prevenir o aparecimento de Percevejos:


» Limpar frequentemente os ambientes, utilizando aspiradores e dando atenção principalmente a frestas e fendas existentes
» Manter o assoalho e junções calafetados e encerados
» Vedar fendas e orifícios nas paredes, inclusive nos abrigos de animais domésticos, sempre que possível;
» Cuidar da higiene pessoal trocando roupas de cama com frequência;
» Expor ao sol, periodicamente, roupas, colchões e camas, pois o calor e a luminosidade desalojam os percevejos;
» Vistoriar frequentemente roupas, móveis e objetos que tenham sido transportados de outros locais, principalmente, se forem de locais infestados.


Pela dificuldade no diagnóstico e localização da fonte de infestações por estes insetos, chame uma empresa especializada a qualquer sinal da presença desta praga.


Medidas de controle percevejos de Cama:

Caso tenha a presença deste inseto em sua residência ou local de trabalho e se as medidas preventivas citas não foram suficientes para conter a infestação, entre em contato com uma empresa especializada para inspecionar sua casa e eliminar o problema.