Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

consumidor Sobre as Pragas Urbanas

O que são ?

Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana.

Estes se encaixam na lista de animais sinantrópicos, expressão utilizada para designar animais que habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste.

As pragas urbanas têm por características biológicas o alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. Por isso, o ambiente urbano torna-se o principal habitat para essas espécies, pois oferece condições como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios.

Com isso, o seu extermínio é bastante dificultado. A maioria dessas espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se prolifera durante o verão.

Encontre uma Empresa Controladora de Pragas (Dedetizadora)

Faça a busca abaixo e encontre
empresas de controle de pragas
(dedetização) da sua região.

Dicas para contratar uma Dedetizadora

Confira as exigências que você
pode pedir na hora de
contratar uma
empresa.

VEJA AS DICAS

Principais Espécies

Rato

Informações sobre a espécie

Os ratos são mamíferos da Ordem Rodentia, e têm esse nome em função do hábito de roer, pois precisam desgastar os dentes incisivos, que crescem continuamente. Convivem com os seres humanos desde os tempos mais remotos. São mais de 2.000 espécies espalhadas pelo mundo. Possuem uma capacidade impressionante de adaptação aos ambientes. Os sentidos da audição, olfato, paladar e tato são muito desenvolvidos. Não enxergam bem, de modo que utilizam pouco a visão em seus deslocamentos.

Por causa do hábito de roer, podem causar prejuízos em instalações elétricas, ocorrendo em alguns casos curtos-circuitos que podem levar a incêndios. Ratos são responsáveis pela transmissão de diversas enfermidades. Isso acontece por causa de pulgas ou parasitas que eles carregam, capazes de transmitir a leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, nefrite epidêmica, sarnas e micoses, dentre outras. Podem contaminar alimentos, quando em contato, e transmitir doenças, pois com frequência demarcam um território deixando urina ou fezes nas proximidades.

Roedores possuem habito de explorar os ambientes ao redor, porém, em condições normais, não percorrem grandes distâncias. No ambiente urbano, esses movimentos variam entre 30 e 50 m para ratos e ratazanas e 3m para camundongos. E seu horário de maior atividade é durante a noite; dormem durante todo o dia. A atividade máxima da colônia se dá cerca de três horas após o pôr do sol.


No Brasil, três espécies domiciliares apresentam grande importância:
As ratazanas: Rattus norvegicus
Os ratos de telhado ou rato preto: Rattus rattus
Os camundongos: Mus musculus


De modo geral, se multiplicam de maneira muito rápida e, enquanto houver alimento, água, abrigo e aquecimento disponíveis, continuarão aumentando o tamanho da colônia.


Medidas para prevenir o aparecimento de ratos:

» Elimine oferta de alimentos;
» Elimine oferta de água;
» Elimine abrigos onde houver;
» Manter alimentos guardados em recipientes fechados.
» Limpar diariamente, antes do anoitecer, os locais de refeições e preparo de alimentos
» Determinar um local comum para refeições de fácil higienização e manter os restos de alimentos em recipientes fechados.
» Dispor o lixo para coleta pública somente nos horários e dias certos de recolhimento.
» Não deixar comedouros com restos de alimentos do cão expostos por muito tempo e mantenha-o sempre limpo e retira-los à noite.
» Recolher e destinar apropriadamente as fezes de cão, pois na ausência de outros alimentos, os ratos podem ingeri-las.
» Colocar sacos, fardos e caixas sobre estrados com altura mínima de 40 cm, afastados uns dos outros e das paredes, deixando espaçamentos que permitam uma inspeção em todos os lados.
» Não acumular objetos inúteis ou em desuso.
» Não utilizar terrenos baldios ou outras áreas a céu aberto para jogar lixo.
» Manter ralos e tampas de bueiros firmemente encaixados.
» Remover e não permitir que sejam feitos amontoados de restos de materiais de construção, lixo, galhos, troncos ou pedras.
» Vistoriar carga e descarga de mercadorias para evitar o transporte passivo de camundongos.
» Manter depósitos e armários arrumados, sem objetos amontoados.
» Não deixar encostados em muros e paredes objetos que facilitem o acesso dos roedores.
» Vedar adequadamente, com argamassa, buracos e vãos entre telhas.
» Colocar telas removíveis em aberturas de aeração, entradas de condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza.
» Nunca matar corujas, pois é uma ótima aliada contra muitos roedores e insetos.
» Manter limpos e/ou vedadas as caixas de gordura, quando houver.
» Observar ao redor da residência se não há vestígios da presença de ratos: marcas de gordura, roeduras, trilhas, tocas e fezes.

Medidas para controle roedores:


Existem diversos produtos de venda livre eficientes no controle de roedores, porém, todos exigem cuidados com animais de estimação e crianças e posicionamento estratégico. Caso esteja desconfiado da presença destes animais em sua residência e optar por algum destes produtos, leia com muito cuidado e atenção as instruções de uso e utilize os equipamentos de segurança recomendados. Porem, caso não tenha sucesso ou prefira um plano direcionado, entre em contato com uma empresa especializada para inspecionar sua casa e eliminar o problema de forma rápida e segura.
Confira clicando aqui quais são as empresas da sua cidade.


Ratazana - Rattus norvegicus


Com pelagem de cor acinzenta acastanhada e áspera, apresenta coloração mais clara na região da barriga, podem chegar à 25 cm de comprimento corporal, com a cauda do mesmo tamanho do corpo, com o macho podendo pesar até 500 gramas. Possuem orelhas pequenas e arredondadas; e olhos pequenos em proporção a cabeça. Dotados de membranas entre os dedos, são excelentes nadadores. São escavadores, construindo tocas no solo, onde observamos comumente trilhas com rastro de gordura.

De habito noturno pode se deslocar entre de 30 a 45 metros da toca, em busca de alimentos. Conhecido por habitar e frequentar lixeiras e lixões, mesmo nestes locais, são extremamente seletivos, buscando alimentos que não estejam estragados, tendo como preferência alimentar grãos e sementes.

Podem viver em media 2 anos, com as fêmeas deixando uma prole de até 128 filhotes no período de um ano. A população das ratazanas esta ligada a oferta de alimentos, formando enormes colônias. Em condições de falta de alimento, podem praticar o canibalismo. São comuns os relatos de controle de ratazanas realizadas inadequadamente, onde posteriormente se verifica o aumento populacional das mesmas.

Como são animais sóciais, comumente ao nos depararmos com uma ratazana a chance de ela estar sozinha é muito pequena. As chances de sucesso em realizar o autoserviço é pequena, entre em contato com uma empresa especializada para fazer o controle deste animal.

Rato de Telhado - Rattus rattus

Denominado também de rato preto por sua pelagem escura e quase preta possuem calos estriados nas patas, tornando são excelentes escaladores e equilibristas graças a cauda maior do que o corpo. È muito comum observarmos exemplares desta espécie caminhando por fios elétricos durante o período noturno. O macho chega a pesar até 250 gramas, podendo atingir 18 cm de comprimento corporal . Suas orelhas grandes e salientes em relação à cabeça o diferenciam da ratazana. Também são conhecidos por ratos de telhado ou de forro pela preferência por construir ninhos em locais altos. Nos locais onde circulam, comumente observamos manchas de gordura impregnadas e o odor de urina.

Sua alimentação é seletiva e balanceada, com preferência por frutos e verduras frescas; e grãos e sementes. São neofobos, isto é, tem muito medo de objetos novos e de alterações no seu habitat evitando se aproximar de qualquer item novo.

Por serem muito cuidadosos e desconfiados, são comuns os casos de fracasso no controle desta praga. Entre em contato com uma empresa especializada ao menor sinal destes animais.

Camundongos - Mus musculus

Personagens ilustres como o Mickey Mouse e Jerry, foram criados baseados nos camundongos. Dotados de pelagem macia e cor clara podem chegar à 08 cm de comprimento corporal, com a cauda sem pelos proporcional ao corpo. Dotadas de orelhas grandes e arredondadas e com olhos grandes em relação à cabeça, pesam pouco mais de 20 gramas. São muito curiosos, investigando rapidamente todo objeto e alteração do ambiente, preferindo sempre construir suas tocas e ninhos dentro de construções, casas e móveis; deslocando poucos metros em busca de comida e água.

Havendo oferta de água e alimento, com ciclo médio de vida de 1 ano, podem gerar mais de 190 filhotes, em grandes colônias, porém costumam viver em colônias pequenas. Em sua alimentação, são seletivos, sempre buscando alimento em bom estado e limpo que encontrarem, com preferência dor sementes e grãos. Camundongos são preferência por viver em ambientes internos próximos à nós, entre em contato com uma empresa especializada ao menor sinal destes animais.