Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

consumidor Sobre as Pragas Urbanas

O que são ?

Entende-se por Pragas Urbanas os insetos e pequenos animais que se proliferam desordenadamente no ambiente das cidades e que oferecem risco à saúde humana.

Estes se encaixam na lista de animais sinantrópicos, expressão utilizada para designar animais que habitam locais próximos ao homem e se adaptam a viver junto deste.

As pragas urbanas têm por características biológicas o alto índice de resistência e a adaptação sobre os mais diversos meios. Por isso, o ambiente urbano torna-se o principal habitat para essas espécies, pois oferece condições como umidade, alimentação e muitos ambientes baldios.

Com isso, o seu extermínio é bastante dificultado. A maioria dessas espécies costuma se reproduzir durante o inverno e se prolifera durante o verão.

Encontre uma Empresa Controladora de Pragas (Dedetizadora)

Faça a busca abaixo e encontre
empresas de controle de pragas
(dedetização) da sua região.

Dicas para contratar uma Dedetizadora

Confira as exigências que você
pode pedir na hora de
contratar uma
empresa.

VEJA AS DICAS

Principais Espécies

Traça

Informações sobre a espécie

São insetos que causam danos a roupas, papéis, livros, estofados e grãos, que consideramos como “traças”. Muito embora sejam espécies distintas às quais podemos diferenciar de acordo com o local de infestação e com identificação.


Traças dos livros ou traças prateadas são insetos da Ordem Thysanura; traças das roupas e as traças de produtos armazenados são da Ordem Lepidoptera. As traças de livros estão espalhadas por todo o mundo e existem cerca de 370 espécies. Não apresentam asas, são de tamanho pequeno a médio (0,85 a 1,3 cm), corpo alongado e achatado, com duas longas antenas e três filamentos caudais. Consomem diversos produtos que encontram dentro das nossas casas, como farinhas, papéis e tecidos.


De hábito noturno, vivem preferencialmente em ambientes escuros e úmidos. São muito ágeis e escondem-se rapidamente em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas, sendo este último o principal veículo de dispersão da praga, levada junto a livros e utensílios domésticos em mudanças.

Os indivíduos adultos chegam a viver por mais de quatro anos. Os ovos eclodem em aproximadamente 10 a 60 dias, demorando em média 2 a 3 meses até chegarem a fase adulta.


As Traças das roupas (Ordem Lepidoptera) são pequenas mariposas. Nas principais espécies encontradas em ambiente urbano, após saírem de seus ovos, as lagartas constroem um pequeno estojo achatado para sua proteção. Dentro desta proteção, a lagarta se desenvolve se alimentando principalmente de tecidos, roupas de lã, estofamentos, entre outros, sendo atraídas por peças sujas. São encontradas geralmente em paredes ou armários residenciais. Depois de sua fase de crescimento, a lagarta constrói um casulo, de onde surgirá a mariposa. O adulto não se alimenta mais de tecidos.

Medidas para prevenir o aparecimento de traças:

» Elimine oferta de alimentos;
» Elimine oferta de água;
» Elimine abrigos;
» Aspirar áreas onde houver a presença de cereais e frestas de armários e guarda-roupas;
» Evitar o acúmulo de materiais como papeis e roupas e periodicamente realizar a limpeza dentro de armários, guarda-roupas e estoques;
» Evitar a guarda de peças de roupa sujas ou usadas;
» Manter livros e revistas em locais adequados e limpos;
» Evitar pontos de umidade;
» Expor ao sol, periodicamente, roupas, colchões e camas;
» Evitar a entrada de objetos em caixas de papelão provenientes de locais infestados;
» Manter limpos rodapés e frestas por meio de aspirador de pó;
» Inspecionar periodicamente roupas, tapetes e outros objetos suscetíveis;
» Manter estantes, armários e gabinetes arejados e limpos.

Medidas de controle para traças:

Existem muitas receitas caseiras disponíveis na internet para o controle destes insetos, algumas funcionam, outras não, mas todas estão ligadas à limpeza e redução de umidade em depósitos, armários e guarda-roupas. Caso não obtenha sucesso, consulte uma empresa especializada para o controle.