Símbolo Aprag Aprag Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas

Notícias

Invasão de escorpiões deixa região da capital em alerta


Lapa e Pinhais são os municípios com casos mais recorrentes Foto: Divulgação

 


 


Curitiba e municípios da região metropolitana registra aumento no número de incidentes envolvendo escorpiões.


Moradores de municípios da região metropolitana de Curitiba estão em estado de alerta por conta de uma invasão de escorpiões a bairros residenciais. Lapa e Pinhais são os municípios com casos mais recorrentes.


“Eles aparecem nas frestas, entram por debaixo das portas e sobem pelas paredes. Na semana passada encontrei três no meu quintal e um dentro de casa”, revela a microempresária da Lapa Zilma França, de 45 anos. De acordo com Zilma, existem vários relatos em grupos de WhatsApp formados por moradores da cidade, o que pode representar uma possível infestação.


Mesmo com os indicadores, a prefeitura da Lapa, descartou a possibilidade. O município garantiu que tem observado com cuidado as notificações recebidas. “Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o último caso notificado de picada de escorpião foi em 13 de novembro de 2018, onde o paciente foi prontamente atendido na UPA Municipal, não sendo necessário aplicação do soro por ordem médica. Naquele caso o paciente não apresentou evolução do quadro”, detalha, em nota.


De acordo com a Prefeitura, apesar de o animal encontrado no Centro da cidade ser de uma espécie que não oferece risco à saúde, a recomendação é que as pessoas que sejam picadas procurem atendimento médico. Além disso, ela pede para que as pessoas coloquem o aracnídeo em um pote com tampa e entrem em contato com a Vigilância Ambiental, para que sejam realizados exames.


 


FONTE: aRede

VEJA A APRAG NA MÍDIA

Aparecimento de escorpiões assusta moradores do bairro de Perdizes, em São Paulo

Alesp em Pauta

Venha conhecer mais sobre LAGARTIXAS, GAMBÁS E SAPOS - ...

Expoprag 2022

Empresas de dedetização aplicam golpe da cobrança abu...

VEJA MAIS MATÉRIAS

Notícias APRAG

VEJA MAIS NOTÍCIAS